ESTRUTURA CURRICULAR

Aggiornato il 10/05/21 15:55

A estrutura curricular do PPGACV é composta por disciplinas obrigatórias e eletivas.

Para o curso de mestrado, aluno deverá cumprir duas disciplinas obrigatórias e um mínimo de três eletivas, totalizando 20 créditos.

Para o curso de Doutorado, o aluno deverá cumprir três disciplinas obrigatórias e um mínimo de três eletivas, totalizando 24 créditos.

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS DISCIPLINAS ELETIVAS
  • Arte e Cultura Visual - Perspectivas Teóricas e Críticas
  • Metodologia de Pesquisa em Arte e Cultura Visual
  • Seminário Avançado de Pesquisa em Arte e Cultura Visual (obrigatória para doutorandos e eletiva para mestrandos)
  • Estágio Docência (obrigatório para doutorandos bolsistas)
  • Tópicos Especiais - A
  • Tópicos Especiais - B
  • Tópicos Especiais - C
  • Estágio Docência

DISCIPLINAS OFERTADAS - 2021/1

clique no nome da disciplina e acesse o plano de ensino

ACV1839 - TÓPICOS ESPECIAIS LINHA C

Carga horária/Créditos:  64h/04 créditos
PROF: THIAGO FERNANDO SANT ANNA E SILVA
Ementa : Os modos de ver e atribuir sentidos aos corpos nas imagens atravessados pelos mecanismos de poder. As tecnologias políticas nas mediações entre os sujeitos e as imagens e seus efeitos nos corpos, nos comportamentos e nos processos de produção de sujeitos. Análise de Imagem em suas mediações com os corpos, o poder, as sexualidades e os sujeitos. Metodologias de investigação das visualidades em experiências de educação em Arte e Cultura Visual e as mediações entre os corpos, o poder e as imagens.
Temática:Corpo, Poder E Educação Em Arte E Cultura Visual -Investigações Das Mediações Entre As Imagens, Os Corpos, Os Exercícios E As Relações De Poder Em Experiências De Pesquisa Em Arte E Cultura Visual

ACVXXX - TÓPICOS ESPECIAIS LINHA B

PROF: EDGAR SILVEIRA FRANCO
Ementa :Investigação de processos de criação e estudo de articulações entre teorias, narrativas, linguagens, técnicas, materiais e suportes na produção de poéticas artísticas e visualidades. Temas variados: 2.1 Atos Autobiográficos e Práticas Decoloniais 2.2 Narrativas Híbridas, Arte Sequencial & Transmídia 2.3 Representações audiovisuais sobre alteridade.
Temática: ARTE E TECNOLOGIA - Estudo dos processos e procedimentos criativos envolvidos na geração de poéticas contemporâneas de base tecnológica. Ênfase em artistas e obras emblemáticas da arte e da tecnologia em suas múltiplas tendências como: arte computacional, arte telemática, bioarte, gamearte, nanoarte, entre outras. Desenvolvimento prático de uma proposta artística tecnológica.

ACV1861 - TÓPICOS ESPECIAIS LINHA C

PROFª: ALICE FATIMA MARTINS
Ementa : O ato da escrita. Caracterização e princípios norteadores da escrita literária, poética e acadêmica. As escritas e os campos da arte e da cultura visual. A construção de argumentos. Questões dos relatos, estilos e autorias. Articulações entre textos escritos e imagens. Relações entre forma e conteúdo.
TemáticaTexto Escrito Imagem E Organização Do Pensamento

ACVXXXX - ARTE E CULTURA VISUAL: PERSPECTIVAS TEÓRICAS E CRÍTICAS

PROFª: CARLA LUZIA DE ABREU
Ementa : Investigações dos estudos contemporâneos da arte e da cultura visual. O pensamento e a experiência poética. A problematização do conceito de representação. A construção social da experiência visual. A Cultura Visual como campo de pesquisa transdisciplinar.
Temática: O sistema de arte, cultura e imagem a partir de diferentes perspectivas teóricas. Teorias da cultura visual e relações entre imagens e poder. A construção social do visual e suas relações na constituição dos significados. Relações das pesquisas das(os) discentes com as imagens.
3ª feira -  14 -18h

ACV0069 - METODOLOGIA DE PESQUISA EM ARTE E CULTURA VISUAL

PROFª: ROSA MARIA BERARDO E SAMUEL JOSÉ GILBERT DE JESUS
Ementa : Estudo de perspectivas metodológicas no campo da arte e da cultura visual. Pesquisa em e sobre as artes.
4ª feira -  14 -18h

ACV1844 - ESTÁGIO DOCÊNCIA

Carga horária/Créditos: 32h/02 créditos
PROFª: LEDA MARIA DE BARROS GUIMARAES
Ementa : Experiência discente no ensino prático e teórico de artes visuais (ou áreas afins) visando a aquisição de competências para o exercício de atividades didáticas. Discussão de caminhos possíveis entre as metodologias e abordagens contemporâneas para a formação docente em artes visuais, destacando aquelas que contemplam a experiência da arte a partir dos saberes e fazeres próprios das identidades do professor, do pesquisador e do artista.

Disciplinas Ofertadas em Semestres Anteriores