ESTRUTURA CURRICULAR
A estrutura curricular do PPGACV é composta por disciplinas obrigatórias e eletivas.
Para o curso de mestrado, aluno deverá cumprir duas disciplinas obrigatórias e um mínimo de três eletivas, totalizando 20 créditos.
Para o curso de Doutorado, o aluno deverá cumprir três disciplinas obrigatórias e um mínimo de três eletivas, totalizando 24 créditos.
DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS | DISCIPLINAS ELETIVAS |
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DISCIPLINAS OFERTADAS - 2022/2
* em breve serão divulgados os planos de ensino.
ACV0056 - SEMINÁRIO AVANÇADO DE PESQUISA EM ARTE E CULTURA VISUAL
Disciplina Obrigatória - Ensino Presencial |
Carga horária/Créditos: 64h/04 créditos |
Professor: Samuel José Gilbert de Jesus |
Ementa :: Discussão sobre investigações e práticas metodológicas de estudos desenvolvidos nas Linhas de Pesquisa do PPGACV. Análise e reflexão sobre orientações epistemológicas e procedimentos de pesquisas em andamento. |
2ª feira - 14 -18h - Início das aulas em 15/08 - Sala 19 |
ACV1868 - TÓPICOS ESPECIAIS B
Disciplina Eletiva - Ensino Remoto |
Carga horária/Créditos: 64h/04 créditos |
Professora: Gazy Andraus |
Ementa : Investigação de processos de criação e estudo de articulações entre teorias, narrativas, linguagens, técnicas, materiais e suportes na produção de poéticas artísticas e visualidades. Temas variados:2.1 Atos Autobiográficos e Práticas Decoloniais 2.2 Narrativas Híbridas, Arte Sequencial & Transmídia 2.3 Representações audiovisuais sobre alteridade |
Temática: Artezines: zines, fanzines e biograficzines como expressão criativa e artístico-autoral. |
Descrição: A disciplina, em duas partes, aborda o universo teórico e prático dos fanzines e suas mutações, chegando aos zines de arte (artezines). · Na primeira, pretende-se traçar um histórico-documental acerca dos fanzines (zines, biograficzines/perszines e congêneros), as “revistas do fã”, incluindo os atuais artezines (de caráter artístico), a partir de leitura e visualização de fanzines, textos, livros teóricos e vídeos com conteúdo de pesquisadores, faneditores e fanautores (fanzinato em geral). · Na segunda, intenta-se a produção de um artezine (ou artebiograficzine) autoral a partir do teorizado (acompanhado de atividades criativas zineiras) que consiste numa revista artística autoeditada (em solo, em dupla e/ou em grupo), que existe em paralelo à publicação dita oficial. Os zines (e afins) são revistas paratópicas cujo conteúdo libertário-caótico-criativo se apresenta como autopublicação não-oficial, amadora, individual, em dupla e/ou em grupo, passando por temas e formatos distintos e artísticos, desde a ficção, ficção fantástica, quadrinhos, poesias, música, cinema, biográfico, anárquico, ativismo etc, abrangendo as expressões das artes, como Histórias em Quadrinhos (HQs), poesias, ilustrações, contos, gravuras e outras, bem como inserções críticas, tais quais textos, entrevistas, resenhas e artigos teórico-reflexivos. Na atualidade há também eventos e espaços como feiras e fanzinotecas, no Brasil e no mundo, ampliando a importância do universo zineiro. Na interdisciplinaridade do fanzinato, imbuído de um sentido fraternal e criativo, e por não se visar lucro, propicia-se uma visão inclusiva e intercambiável de idéias, conceitos e expressões artísticas, dirimindo barreiras físicas e sociais, ampliando e permutando conhecimentos e informações atinentes ou à margem das áreas do ensino em geral, desde o escolar, universitário à pós-graduação. Tal reconhecimento e aplicação do fanzine e suas variantes na forma e conteúdo, auxilia assim, no desenvolvimento de percepções e aptidões artísticas, muitas vezes estagnadas ou engessadas pelo status quo - social ou acadêmico - limitado a um cotidiano formal e cartesianamente obliterante. |
3ª feira - 08h às 12h - Início das aulas em 16/08 |
ACV1891 - TÓPICOS ESPECIAIS B
Disciplina Eletiva - Ensino Presencial |
Carga horária/Créditos: 64h/04 créditos |
Professora: Rosa Maria Berardo |
Ementa : Investigação de processos de criação e estudo de articulações entre teorias, narrativas, linguagens, técnicas, materiais e suportes na produção de poéticas artísticas e visualidades. Temas variados:2.1 Atos Autobiográficos e Práticas Decoloniais 2.2 Narrativas Híbridas, Arte Sequencial & Transmídia 2.3 Representações audiovisuais sobre alteridade |
Temática: Arte e Visualidades: Imagem em movimento |
Descrição: Representação, identidade e alteridade: narrativas imagéticas produzidas através de câmeras DSRL e dispositivos móveis. Estudo e prática de filmes de autorrepresentação. |
3ª feira - 14h às 18h Início das aulas em 16/08 - - Sala 19 |
ACV1870 - TÓPICOS ESPECIAIS C
Disciplina Eletiva - Ensino Remoto |
Carga horária/Créditos: 64h/04 créditos |
Professora: Leda Guimarães e Rosana Gonçalves da Silva |
Ementa :Disciplina de conteúdo programático flexível. A cada semestre poderão ser oferecidos Tópicos Especiais em temas relacionados às pesquisas atuais dos professores. Dependendo do tema a ser abordado o professor indicará bibliografia referente. |
Temática: Arte, Educação e Ecologias |
Descrição: A disciplina Arte, Educação e Ecologias propõe um percurso reflexivo e criativo sobre as relações das Artes e das Culturas Visuais e as Ecologias humanas, Educação ambiental, Meio ambiente, Cultura, Interculturalidade, Espiritualidade, Decolonialidade e os Comuns (Commons). Propõe, ainda, algumas trilhas para sentipensar as existências, as resistências e processos de aprendizagens coletivas nas relações entre arte e ativismo a partir do trabalho de Pessoas, Pesquisadores, Docentes, Artistas e Arte/Educadores Ambientais convidados para participar nas aulas. O processo considera as poéticas circulares, promovendo a diversidade de ensinamentos e aprendizagens, sentidos, sabedorias, ancestralidades, temporalidades, tecnologias, dentre outras emergências contemporâneas no trato com a arte, educação e as ecologias com as questões ambientais e com a natureza.
O conteúdo será trabalhado em três ciclos, a serem vivenciados coletivamente em um ambiente relacional, envolvendo e interrelacionando Arte, Educação e as Ecologias, Meio Ambiente, Cultura e Educação na produção coletiva de conhecimento, reflexão sobre a formação humana e criação artística, ampliando as possibilidades de leituras inter e transculturais no campo das Artes e das Culturas Visuais.
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5ª feira - 14h às 18h Início das aulas em 11/08 |