ESTRUTURA CURRICULAR
A estrutura curricular do PPGACV é composta por disciplinas obrigatórias e eletivas.
Para o curso de mestrado, aluno deverá cumprir duas disciplinas obrigatórias e um mínimo de três eletivas, totalizando 20 créditos.
Para o curso de Doutorado, o aluno deverá cumprir três disciplinas obrigatórias e um mínimo de três eletivas, totalizando 24 créditos.
DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS | DISCIPLINAS ELETIVAS |
|
|
DISCIPLINAS OFERTADAS - 2021/1
clique no nome da disciplina e acesse o plano de ensino
Dia |
COD. SIGAA |
Disciplina |
Ementa |
Temática |
Professor (es) |
Carga horária/ crédito |
Local |
Obr/ Elet |
2ª feira 14 -18h Linha “C” |
ACV1839 |
TÓPICOS ESPECIAIS - LINHA C |
EMENTA: Os modos de ver e atribuir sentidos aos corpos nas imagens atravessados pelos mecanismos de poder. As tecnologias políticas nas mediações entre os sujeitos e as imagens e seus efeitos nos corpos, nos comportamentos e nos processos de produção de sujeitos. Análise de Imagem em suas mediações com os corpos, o poder, as sexualidades e os sujeitos. Metodologias de investigação das visualidades em experiências de educação em Arte e Cultura Visual e as mediações entre os corpos, o poder e as imagens. |
CORPO, PODER E EDUCAÇÃO EM ARTE E CULTURA VISUAL -INVESTIGAÇÕES DAS MEDIAÇÕES ENTRE AS IMAGENS, OS CORPOS, OS EXERCÍCIOS E AS RELAÇÕES DE PODER EM EXPERIÊNCIAS DE PESQUISA EM ARTE E CULTURA VISUAL. |
THIAGO FERNANDO SANT ANNA E SILVA |
64h/04 créditos |
Ensino Remoto |
Eletiva |
2ª feira 14 -18h Linha “B” |
A definir |
Tópicos Especiais B |
EMENTA: Investigação de processos de criação e estudo de articulações entre teorias, narrativas, linguagens, técnicas, materiais e suportes na produção de poéticas artísticas e visualidades. Temas variados: 2.1 Atos Autobiográficos e Práticas Decoloniais 2.2 Narrativas Híbridas, Arte Sequencial & Transmídia 2.3 Representações audiovisuais sobre alteridade |
ARTE E TECNOLOGIA - Estudo dos processos e procedimentos criativos envolvidos na geração de poéticas contemporâneas de base tecnológica. Ênfase em artistas e obras emblemáticas da arte e da tecnologia em suas múltiplas tendências como: arte computacional, arte telemática, bioarte, gamearte, nanoarte, entre outras. Desenvolvimento prático de uma proposta artística tecnológica. |
EDGAR SILVEIRA FRANCO |
64h/04 créditos |
Ensino Remoto |
Eletiva |
2ª feira 14 -18h Todas as Linhas |
ACV1861 |
TÓPICOS ESPECIAIS - LINHA C |
EMENTA: O ato da escrita. Caracterização e princípios norteadores da escrita literária, poética e acadêmica. As escritas e os campos da arte e da cultura visual. A construção de argumentos. Questões dos relatos, estilos e autorias. Articulações entre textos escritos e imagens. Relações entre forma e conteúdo. |
TEXTO ESCRITO IMAGEM E ORGANIZAÇÃO DO PENSAMENTO |
ALICE FATIMA MARTINS |
64h/04 créditos |
Ensino Remoto |
Eletiva |
3ª feira 14 -18h Todas as Linhas |
A definir |
Arte e Cultura Visual: perspectivas teóricas e críticas |
EMENTA: Investigações dos estudos contemporâneos da arte e da cultura visual. O pensamento e a experiência poética. A problematização do conceito de representação. A construção social da experiência visual. A Cultura Visual como campo de pesquisa transdisciplinar. |
O sistema de arte, cultura e imagem a partir de diferentes perspectivas teóricas. Teorias da cultura visual e relações entre imagens e poder. A construção social do visual e suas relações na constituição dos significados. Relações das pesquisas das(os) discentes com as imagens. |
CARLA LUZIA DE ABREU |
64h/04 créditos |
Ensino Remoto |
Obrigatória |
4ª feira 14 -18h |
ACV0069 |
Metodologia de Pesquisa em Arte e Cultura Visual |
EMENTA: Estudo de perspectivas metodológicas no campo da arte e da cultura visual. Pesquisa em e sobre as artes. Perspectiva |
|
ROSA MARIA BERARDO E SAMUEL JOSÉ GILBERT DE JESUS |
64h/04 |
Ensino Remoto |
Obrigatória |
5ª feira |
ACV1844 |
ESTÁGIO DOCÊNCIA |
EMENTA: Experiência discente no ensino prático e teórico de artes visuais (ou áreas afins) visando a aquisição de competências para o exercício de atividades didáticas. Discussão de caminhos possíveis entre as metodologias e abordagens contemporâneas para a formação docente em artes visuais, destacando aquelas que contemplam a experiência da arte a partir dos saberes e fazeres próprios das identidades do professor, do pesquisador e do artista. |
|
LEDA MARIA DE BARROS GUIMARAES |
32h/02 |
Ensino Remoto |
Obrigatória para doutorandos bolsistas PPGACV |
Disciplinas Ofertadas em Semestres Anteriores