ESTRUTURA CURRICULAR

Atualizada em 14/03/22 16:47

A estrutura curricular do PPGACV é composta por disciplinas obrigatórias e eletivas.

Para o curso de mestrado, aluno deverá cumprir duas disciplinas obrigatórias e um mínimo de três eletivas, totalizando 20 créditos.

Para o curso de Doutorado, o aluno deverá cumprir três disciplinas obrigatórias e um mínimo de três eletivas, totalizando 24 créditos.

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS DISCIPLINAS ELETIVAS
  • Arte e Cultura Visual - Perspectivas Teóricas e Críticas
  • Metodologia de Pesquisa em Arte e Cultura Visual
  • Seminário Avançado de Pesquisa em Arte e Cultura Visual (obrigatória para doutorandos e eletiva para mestrandos)
  • Estágio Docência (obrigatório para doutorandos bolsistas)
  • Tópicos Especiais - A
  • Tópicos Especiais - B
  • Tópicos Especiais - C
  • Estágio Docência

DISCIPLINAS OFERTADAS - 2022/1

* em breve serão divulgados os planos de ensino.

ACV1859 - ARTE E CULTURA VISUAL: PERSPECTIVAS TEÓRICAS E CRÍTICAS

Disciplina Obrigatória - Ensino Remoto
Professora: Carla Luzia de Abreu
Ementa : Investigações dos estudos contemporâneos da arte e da cultura visual. O pensamento e a experiência poética. A problematização do conceito de representação. A construção social da experiência visual. A Cultura Visual como campo de pesquisa transdisciplinar.
Temática:O sistema de arte, cultura e imagem a partir de diferentes perspectivas teóricas. Teorias da cultura visual e relações entre imagens e poder. A construção social do visual e suas relações na constituição dos significados. Relações das pesquisas das(os) discentes com as imagens.
3ª feira -  14 -18h

ACV0069 - METODOLOGIA DE PESQUISA EM ARTE E CULTURA VISUAL

Disciplina Obrigatória - Ensino Remoto
Professora: Lilian Ucker Perotto
Ementa: Estudo de perspectivas metodológicas no campo da arte e da cultura visual. Pesquisa em e sobre as artes. Perspectivas transepistêmicas nas ciências e nas artes.
5ª feira -  14 -18h

ACV1884 - TÓPICOS ESPECIAIS A

Professora: Carla Milani Damião
Ementa: Disciplina de conteúdo programático flexível. A cada semestre poderão ser oferecidos Tópicos Especiais em temas relacionados às pesquisas atuais dos professores. Dependendo do tema a ser abordado o professor indicará bibliografia referente.
Temática: Imagem, Escrita e Memória: Violência e (De)Colonialidade
2ª feira -  14 -18h

ACV1858 - TÓPICOS ESPECIAIS B

Professor: Edgar Franco
Ementa: Investigação de processos de criação e estudo de articulações entre teorias, narrativas, linguagens, técnicas, materiais e suportes na produção de poéticas artísticas e visualidades. Temas variados: 2.1 Atos Autobiográficos e Práticas Decoloniais 2.2 Narrativas Híbridas, Arte Sequencial & Transmídia 2.3 Representações audiovisuais sobre alteridade
Temática: Arte e Tecnologia - Estudo dos processos e procedimentos criativos envolvidos na geração de poéticas contemporâneas de base tecnológica. Ênfase em artistas e obras emblemáticas da arte e da tecnologia em suas múltiplas tendências como: arte computacional, arte telemática, bioarte, gamearte, nanoarte, entre outras. Desenvolvimento prático de uma proposta artística tecnológica.
2ª feira -  14 -18h

ACV1885 - TÓPICOS ESPECIAIS B

Disciplina Eletiva - Ensino Presencial - 08 Vagas
Professor: Zé César
Ementa:Investigação de processos de criação e estudo de articulações entre teorias, narrativas, linguagens, técnicas, materiais e suportes na produção de poéticas artísticas e visualidades. Temas variados: 2.1 Atos Autobiográficos e Práticas Decoloniais 2.2 Narrativas Híbridas, Arte Sequencial & Transmídia 2.3 Representações audiovisuais sobre alteridade
Temática: Poéticas Visuais: Gravura  Propostas experimentais em gravura com diferentes suportes e materiais e/ou novos conceitos. Reflexão e discussão sobre os procedimentos artísticos desenvolvidos nas propostas. Realização de um projeto de trabalho em gravura, enfatizando o processo criativo e os modos de configuração de poéticas visuais nesse processo.
4ª feira -  14 -18h

ACV1887 - PEDAGOGIAS CULTURAIS E VISUALIDADES