ESTRUTURA CURRICULAR

Atualizada em 26/02/21 12:58

A estrutura curricular do PPGACV é composta por disciplinas obrigatórias e eletivas.

Para o curso de mestrado, aluno deverá cumprir duas disciplinas obrigatórias e um mínimo de três eletivas, totalizando 20 créditos.

Para o curso de Doutorado, o aluno deverá cumprir três disciplinas obrigatórias e um mínimo de três eletivas, totalizando 24 créditos.

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS DISCIPLINAS ELETIVAS
  • Teorias da Arte e da Cultura Visual
  • Metodologia de Pesquisa em Arte e Cultura Visual
  • Seminário Avançado de Pesquisa em Arte e Cultura Visual (obrigatória para doutorandos e facultativa para mestrandos)
  • Estágio Docência (obrigatório para doutorandos bolsistas)
  • Tópicos Especiais - A
  • Tópicos Especiais - B
  • Tópicos Especiais - C
  • Estágio Docência

DISCIPLINAS OFERTADAS - 2021/1

clique no nome da disciplina e acesse o plano de ensino

Dia

COD. SIGAA

Disciplina

Temática

Professor (es)

Carga horária/ crédito

Obr/

Elet

Linha “C”

ACV1839

TÓPICOS ESPECIAIS - LINHA C

EMENTA: Os modos de ver e atribuir sentidos aos corpos nas imagens atravessados pelos mecanismos de poder. As tecnologias políticas nas mediações entre os sujeitos e as imagens e seus efeitos nos corpos, nos comportamentos e nos processos de produção de sujeitos. Análise de Imagem em suas mediações com os corpos, o poder, as sexualidades e os sujeitos. Metodologias de investigação das visualidades em experiências de educação em Arte e Cultura Visual e as mediações entre os corpos, o poder e as imagens.

CORPO, PODER E EDUCAÇÃO EM ARTE E CULTURA VISUAL -INVESTIGAÇÕES DAS MEDIAÇÕES ENTRE AS IMAGENS, OS CORPOS, OS EXERCÍCIOS E AS RELAÇÕES DE PODER EM EXPERIÊNCIAS DE PESQUISA EM ARTE E CULTURA VISUAL.

THIAGO FERNANDO SANT ANNA E SILVA

Linha “B”

A definir

Tópicos Especiais B

EMENTA: Investigação de processos de criação e estudo de articulações entre teorias, narrativas, linguagens, técnicas, materiais e suportes na produção de poéticas artísticas e visualidades. Temas variados: 2.1 Atos Autobiográficos e Práticas Decoloniais 2.2 Narrativas Híbridas, Arte Sequencial & Transmídia 2.3 Representações audiovisuais sobre alteridade

ARTE E TECNOLOGIA - Estudo dos processos e procedimentos criativos envolvidos na geração de poéticas contemporâneas de base tecnológica. Ênfase em artistas e obras emblemáticas da arte e da tecnologia em suas múltiplas tendências como: arte computacional, arte telemática, bioarte, gamearte, nanoarte, entre outras. Desenvolvimento prático de uma proposta artística tecnológica.

EDGAR SILVEIRA FRANCO

ACV1841

TÓPICOS ESPECIAIS - LINHA C

EMENTA: O ato da escrita. Caracterização e princípios norteadores da escrita literária, poética e acadêmica. As escritas e os campos da arte e da cultura visual. A construção de argumentos. Questões dos relatos, estilos e autorias. Articulações entre textos escritos e imagens. Relações entre forma e conteúdo.

TEXTO ESCRITO IMAGEM E ORGANIZAÇÃO DO PENSAMENTO

ALICE FATIMA MARTINS

3ª feira

A definir

Arte e Cultura Visual: perspectivas teóricas e críticas

EMENTA: Investigações dos estudos contemporâneos da arte e da cultura visual. O pensamento e a experiência poética. A problematização do conceito de representação. A construção social da experiência visual. A Cultura Visual como campo de pesquisa transdisciplinar.

O sistema de arte, cultura e imagem a partir de diferentes perspectivas teóricas. Teorias da cultura visual e relações entre imagens e poder. A construção social do visual e suas relações na constituição dos significados. Relações das pesquisas das(os) discentes com as imagens.

CARLA LUZIA DE ABREU

Obrigatória

4ª feira 14 -18h

ACV0069

Metodologia de Pesquisa em Arte e Cultura Visual

EMENTA: Estudo de perspectivas metodológicas no campo da arte e da cultura visual. Pesquisa em e sobre as artes. Perspectiva

ROSA MARIA BERARDO E SAMUEL JOSÉ GILBERT DE JESUS

Obrigatória

5ª feira

ACV1844

ESTÁGIO DOCÊNCIA

EMENTA: Experiência discente no ensino prático e teórico de artes visuais (ou áreas afins) visando a aquisição de competências para o exercício de atividades didáticas. Discussão de caminhos possíveis entre as metodologias e abordagens contemporâneas para a formação docente em artes visuais, destacando aquelas que contemplam a experiência da arte a partir dos saberes e fazeres próprios das identidades do professor, do pesquisador e do artista.

LEDA MARIA DE BARROS GUIMARAES

32h/02

Obrigatória para doutorandos bolsistas PPGACV
Eletiva para os demais discentes PPGACV