APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA

Atualizada em 21/01/21 00:14

O PPG em Arte e Cultura Visual, conceito 4+ instala-se na área de Artes (área 11 CAPES) e está voltado particularmente às suas intersecções com os estudos da Cultura Visual. Nessa perspectiva, a Arte, bem como a Cultura Visual, enquanto campos epistemológicos distintos, partilham a centralidade nas visualidades gerando questionamentos entre produção, realização e consumo, meios de veiculação e formação, dentre os quais, está o ensino, a partir dos estudos culturais.

A especificidade do PPG reside justamente das interseções entre as práticas legitimadas pelo sistema da arte e os tensionamentos estabelecidos entre práticas artísticas e não artísticas em suas dinâmicas, fluxos e fronteiras.

Assim, trabalha-se com um campo ampliado em que comparecem o cinema, a fotografia, o design, a publicidade, as artesanias, além do que já se apresenta legitimado como artes visuais no campo expandido.

MISSÃO

O Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual -PPGACV (Mestrado e Doutorado) tem por missão a formação de profissionais que atuem nos campos das artes e da cultura visual: pesquisadores, artistas, docentes qualificados para o ensino superior e outros campos de produção e sistematização do conhecimento, bem como os fundamentos das artes e poéticas artísticas na contemporaneidade.

Destaca-se o perfil inter e/ou transdisciplinar de formação desses profissionais, no contexto da cultura contemporânea, considerando-se a complexidade dos fluxos de visualidades desde as artes visuais até outras a elas correlacionadas.

 

OBJETIVOS

 

O PPGACV tem como objetivo qualificar e capacitar a formação avançada para a pesquisa acadêmica na área de Artes e Cultura Visual. Tal formação deverá garantir que mestrandos e doutorandos desenvolvam e aprofundem suas práticas e processos de investigação, articulando matrizes teóricas, abordagens metodológicas, conceitos, práticas e referenciais artísticos de acordo com a natureza de seu projeto de pesquisa e em consonância com a linha de pesquisa à qual está vinculado, destacando-se o perfil inter e/ou transdisciplinar de formação desses profissionais.