Infraestrutura

更新于 14/06/21 17:43

O PPGACV está instalado no prédio da Faculdade de Artes Visuais da UFG, Campus Samambaia, sala 24 dividida em coordenação e vice-coordenação, sala de operacionalização técnico-administrativa e sala de reuniões. O espaço possui sistema de ar condicionado central, mesas de trabalho, mesa de reuniões e um ramal telefônico.

 

A FAV  dispõe de gabinetes individuais e coletivos para os professores e para pesquisadores visitantes e/ou pós-doutorandos. Os gabinetes são equipados com mesas, cadeiras, armários e conexão à internet. O PPG utiliza as salas de aula da Faculdade de Artes Visuais e o Laboratório de Audiovisual e Informática - LAI. 

 

Em 2020, com a pandemia do COVID-19 e o isolamento social foi necessário que pensássemos na infraestrutura das tecnologias de apoio ao desenvolvimento das nossas atividades: aulas, reuniões das comissões de trabalho, reuniões de orientação e para a realização das bancas de qualificação e defesa de mestrandos e doutorandos. Assim, o PPGACV contou com o suporte do COMUNICAFAV - setor de comunicação da unidade que tem organizados um plano de comunicação para administração dos canais e adequação dos vídeos produzidos pelo PPG à plataforma do Youtube (FavTube). (comunica.fav@ufg.br e http://fav.ufg.br).  A direção da FAV adquiriu uma yard stream que apoiam as nossas ações. 

 

O acesso ao StreamYard é liberado para transmissão nos canais da FAV e/ou outros canais institucionais da UFG ou relacionados aos cursos, pesquisas e ações de extensão da unidade - via Youtube, Facebook, LinkdIn, Periscope (Twitter), Twitch e RTMP Server. A ampliação do acesso à plataforma visa democratizar seu uso, bem como atender as demandas tecnológicas para a difusão dos eventos digitais, tão necessários neste momento de ensino remoto. Para realizar a solicitação de transmissão do evento basta preencher o seguinte formulário: https://forms.gle/BP1HVsERt3Nt1KnY7.  São ofertados  aos interessados em conhecer a plataforma, oficinas práticas de manuseamento do StreamYard.  Disponibilizamos também um manual com instruções para uso do StreamYard. O PPGACV tem estimulado a participação de discentes nesses treinamentos para que se responsabilizem pelas organizações de eventos responsabilizando-se pela preparação gráfica do estúdio, recolhimento das autorizações de uso de imagem e voz dos participantes em tela, pela parte técnica da transmissão, bem como fornecer orientações aos participantes e moderação dos comentários. Outro uso recorrente tem sido o Google Meet com aulas ou lives gravadas.  O vídeo gerado, assim que estiver editado pelo/a organizador/a, poderá ser disponibilizado no canal do youtube da FAV.Também investimos em capacitação para o uso dos recursos do google via e-mail institucional para uso de google meet e do classroom. 

 

Vale destacar os espaços específicos para a pesquisa de processos artísticos tais como: 

 

Sala 16 – Ateliê de Desenho e Pintura: Sala com aproximadamente 90 m2, janelas amplas, pias, com boa iluminação, mesas e pranchetas de desenho, nas paredes painéis para fixação de telas, 1 computador, 1 projetor multimídia,

Sala 18 – Ateliê de tridimensional: Sala com aproximadamente 90 m2 , janelas amplas,  pias, com boa iluminação, mesas e bancadas para o desenvolvimento de trabalhos escultóricos, armários com equipamentos básicos para construção tridimensional, 1 computador, 1 projetor multimídia,

Sala 20 – Ateliê de cerâmica: Sala com aproximadamente 90 m2 , janelas amplas,  pias, com boa iluminação, mesas e bancadas para o desenvolvimento de trabalhos escultóricos, armários com equipamentos básicos para o trabalho com cerâmica, 1 torno,  1 forno para queima de peças,  1 computador, 1 projetor multimídia

Sala 30 – Ateliê de Desenho: Sala com aproximadamente 70 m2, janelas amplas, pias, com boa iluminação, pranchetas de desenho, , 1 computador, 1 projetor multimídia.

Sala 09 - Ateliê de Gravura - Sala com aproximadamente 90 m2 , janelas amplas,  pias, com boa iluminação, mesas e bancadas para o desenvolvimento de trabalhos escultóricos, armários com equipamentos básicos para o trabalho com gravura tais como: cinco prensas, estojos de goivas, tintas, rodos para entintagem, material para serigrafia (mesa de luz), ácidos para gravura em metal,   secadores, mapotecas, 2 computadores, 1 projetor multimídia

 

A Galeria da FAV é um espaço vinculado à Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás, caracterizando-se como um espaço de natureza artística, cultural e educacional, com a finalidade de promover e ampliar os eixos de pesquisa, extensão e ensino das manifestações artísticas e culturais contemporâneas de docentes, discentes e pesquisadores visitantes. Sua missão é atuar como um laboratório estético, promovendo o diálogo entre a Faculdade de Artes Visuais, outras instituições de ensino e a comunidade em geral. Sua programação anual é através de curadoria própria e Edital de Seleção, discutido pela Coordenação e Conselho Gestor da Galeria da FAV.

 

Além da Galeria, o prédio da FAV possui o ExpoLab, um espaço laboratorial para exposições de estudantes e professores que vem sendo utilizado em ocasiões como conclusão de curso, bancas de defesa, eventos etc. As defesas de dissertações de mestrado e teses de doutorado, especialmente da linha de Poéticas Visuais e Processos de Criação acontecem, quando necessário utilizam a Galeria da FAV.

 

A FAV dispõe de um Laboratório de Informática aberto a alunos de Graduação e Pós-Graduação e abriga algumas disciplinas que fazem amplo uso de ambientes digitais e conectados. O Laboratório dispõe de 29 computadores com acesso à Internet e assistência de um técnico que apoia alunos e professores na utilização dos equipamentos, sendo também responsável pela sua manutenção e atualização.

 

A FAV integra o grupo de unidades acadêmicas da UFG que desenvolve projetos no MediaLab, construído com apoio da FINEP através do programa CT-INFRA. Configurando um projeto multiusuário, envolve pesquisadores dos PPGs em Música, da Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC), em Ciências da Computação, do Instituto de Informática (IF), O PPG em Performances Culturais, da Faculdade de Ciências Sociais  e em Comunicação, da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC). Vários projetos estão em desenvolvimento, com financiamento da CAPES, FINEP, MCTI, MDIC, FUNARTE, MinC e RNP.  Os equipamentos adquiridos nesse percurso são disponibilizados aos pesquisadores a ele vinculados. (http://www.medialab.ufg.br/site/). O atual coordenador do Media Lab é o professor Cleomar Rocha, docente permanente do PPGACV.

 

O PPG conta com o apoio do CIAR- Centro Integrado de Aprendizagem em Rede para utilizar  salas para webconferência na unidade acadêmica.  Também é importante mencionar o acesso da UFG à Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que permite web conferências, bem como o acesso a EDUROAM.

A sala destinada aos discentes (Mestrado e Doutorado) também conta com ar condicionado, seis computadores com acesso à internet, interligados em rede e equipados com gravadora de CD e DVD. Todos dispõem de softwares próprios para o trabalho com imagens. 

 

 O prédio da FAV possui sala para videoconferência, que propicia a participação online de membros externos em bancas de qualificação e defesa, quando esses se encontrarem impossibilitados de se deslocarem até Goiânia. Salas de aula, auditório, laboratórios e ateliers equipados com internet, projetor multimídia, computadores e sistema de sonorização, dispomos de uma sala de reunião com sistema integrado de projeção multimídia e tela interativa.

 

O Sistema de Bibliotecas da UFG (Sibi/UFG), que é vinculado à Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG),  é composto por uma unidade central e demais  seccionais. 1- Biblioteca Central (BC) - Câmpus Samambaia, 2- Biblioteca Seccional Câmpus Colemar Natal e Silva (BSCAN) - Setor Universitário; 3- Biblioteca Seccional Câmpus Aparecida de Goiânia (BSCAP); 3- Biblioteca Seccional Centro de Ensino e Pesquisa Aplicados à Educação (BSCepae) - Câmpus Samambaia; 4- Biblioteca Seccional Letras e Linguística (BSLL); 5- Biblioteca Seccional Museu Antropológico (BSMA) 6- Biblioteca Seccional Regional Goiás (BSRGO); 7- Biblioteca Seccional Regional Jataí - Unidade Riachuelo (BSREJ Riachuelo); 08- Biblioteca Seccional Regional Jataí - Flor-do-Cerrado (BSREJ Flor-do-Cerrado) . O Sibi/UFG reúne cerca de 350 mil exemplares de materiais, entre livros, CD de música, CD-Rom, partituras, discos de vinil, mapas, fitas em VHS e em DVD, além de um banco de teses e dissertações produzidas na UFG.

 

As bibliotecas são informatizadas e participam do Portal Capes – que disponibiliza mais de 12 mil títulos de periódicos eletrônicos com textos completos e mais 80 bases de dados com resumos de documentos científicos. Também mantém convênios com o IBICT e com a Bireme para o serviço de Comutação Bibliográfica (Comut).  Esse sistema oferece diversos serviços, alguns deles restritos à comunidade da UFG – que é composta por estudantes de graduação e de pós-graduação com matrícula atualizada na instituição, servidores docentes e técnico-administrativos ativos e inativos. O Sibi também é responsável pelo Portal de Periódicos da UFG, pela Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) da instituição e pelo Repositório Institucional, coordenados pela Gerência de Recursos Tecnológicos (GRT). O Sistema de Bibliotecas da UFG serve também de centro de pesquisa a todos os segmentos da sociedade que necessitam do insumo informacional para seu desenvolvimento. Neste sentido, seus acervos são abertos, a qualquer pessoa, para consulta. Bem como seus espaços de estudo podem ser utilizados por quaisquer interessados. Dentre os acervos digitais é possível consultar: Base Economática; BDTD Nacional, BDTD UFG, E-books Springer, E-books Wiley, Normas ABNT, Periódicos Capes, Periódicos UFG, Repositório institucional Com seus 7.200 m2 de área construída, a Biblioteca Central (BC), no Campus Samambaia, oferece lugar para 650 leitores, distribuídos em espaços para estudo individual e coletivo. Possui ainda ambiente para exposição, salas de projeção individual e coletiva, auditório com 220 lugares e salas de informática para alunos de graduação e de pós-graduação. 

 

Entre os serviços que o Sibi/UFG oferece estão: cursos e treinamentos para: Orientações para normalização de trabalhos acadêmicos, Fontes de informação on-line; Uso do Portal de Periódicos CAPES, Treinamento de novos usuários, Uso do Laboratório de Acessibilidade Informacional (LAI), Procedimentos para envio das teses e dissertações para publicação na BDTD,  Catalogação na fonte; Comutação bibliográfica (COMUT); Criação do Digital Object Identifier (DOI), Orientação para consulta local; Empréstimo, renovação e reserva; orientação para Levantamento de acervo, uso de mecanismo on-line para Referências (MORE), orientações diversas da Pesquisa bibliográfica. 

 

O acesso às estantes e aos espaços de estudo é livre. Quanto ao empréstimo domiciliar, este é facultado somente à comunidade UFG. As orientações para o treinamento estão no site da biblioteca (https://bc.ufg.br/). Estas e outras informações estão disponíveis no Guia do Usuário do Sibi/UFG, que pode ser baixado no site ou retirado em uma das bibliotecas no formato impresso.