IMAGENS DE PUBLICIDADE E ENSINO DE ARTES VISUAIS: REFLEXÕES PARA UMA EDUCAÇÃO DA CULTURA VISUAL

Updated at 12/05/16 16:55

A Educação da Cultura Visual destaca que hoje o desafio dos professores de artes visuais não está apenas em trabalhar com imagens além daquelas socialmente legitimadas como arte, mas, especialmente, no modo de abordá-las pedagogicamente. Este projeto propõe investigar o modo como professores de artes visuais se relacionam pedagogicamente com imagens de publicidade e como isto pode vir a ocorrer a partir de apropriações diversas de provocações da teoria da educação da cultura visual. Será realizada com a criação de um grupo de estudos com professores de artes visuais de Goiânia-Go das redes municipal e estadual. Em seguida às reflexões coletivamente construídas neste grupo de estudo, será proposto aos participantes que desenvolvam práticas docentes que partam de imagens de publicidade. Os resultados destas práticas serão debatidos coletivamente.  Fundamentada nos Estudos Culturais e nos princípios da Educação da Cultura Visual, esta pesquisa assume posição epistemológica que privilegia pressupostos pós-estruturalistas. A pesquisa identifica, analisa e discute aspectos de discursos e práticas desses professores produzindo questionamentos com vistas a fomentar uma Educação da Cultura Visual.