HISTÓRICO
O Programa teve início em 2003 com o nome Programa de Pós-Graduação em Cultura Visual, com a oferta do nível Mestrado. Sua estrutura, então, contava com duas áreas de concentração:
- Processos e sistemas visuais;
- Educação e visualidade.
Em 2010 foi aprovada a abertura do doutorado, implementado a partir de 2011, o que implicou numa reformulação ampla do regulamento. Passou a se chamar Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual (PPGACV), com a primeira turma ingressante em 2011. Na nova estrutura, o Programa passou a se organizar em torno de apenas uma área de concentração: Cultura e Visualidades. A ela se vinculam as três linhas de pesquisa que abrigam os docentes cadastrados, os projetos e grupos de pesquisa do Programa.
Em 2012 ocorreram as defesas da turma de Mestrado com ingresso em 2010. Ou seja, em 2011 e 2012, do ponto de vista acadêmico e administrativo, acompanharam-se, concomitantemente, estudantes regidos pelos regulamentos novo e antigo, em suas respectivas estruturas, denominações e exigências. Nesses dois anos, coexistiram as duas estruturas curriculares, com denominações, áreas de concentração, linhas de pesquisa e disciplinas distintas.
No entanto, já em 2012, os projetos de pesquisa dos docentes foram organizados em torno da nova estrutura do Programa, com apenas uma área de concentração e as três linhas de pesquisa a ela vinculadas. Em 2013, o Programa já não tinha, em seu corpo discente, estudantes regidos pelo antigo regulamento, de modo que as antigas áreas de concentração organizando as linhas de pesquisa foram totalmente eliminadas.
Entre 2012 e 2014 o PPG ofertou um MINTER entre a UFG e a UNIMONTES.Com as atividades regularmente iniciadas no segundo semestre de 2012, os professores que formaram o MINTER em Arte e Cultura Visual no convênio estabelecido entre a UFG e a UNIMONTES.
Todos os professores-discentes concluíram suas dissertações de
Mestrado até agosto de 2014. Nesse período, além das disciplinas cumpridas nas dependências da UNIMONTES, o grupo passou dois meses em Goiânia, frequentando aulas em regime intensivo. Participaram, também, do Seminário Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual (2013), integrando equipes, apresentando trabalhos, acompanhando toda a programação. Resultante desse convênio, tivemos egressos que se candidataram ao doutorado e temos uma doutoranda aprovada em nosso quadro discente oriunda desse grupo.
O PPGACV tem atraído pesquisadores para realizar estágio pós-doutoral, indicando a capacidade do programa de atrair profissionais para a continuidade da formação em alto nível na área de arte e cultura visual.
O fluxo de pós-docs tem sido estável nos últimos 3 anos. De 2017 para cá, temos mantido uma média de 2 a 3 pesquisadores contribuindo com o programa.