PROCESSOS SELETIVOS

更新于 24/02/21 16:41

Estão habilitados à inscrição para o Mestrado os graduados ou portadores de declaração de conclusão do curso de Graduação em Artes Visuais ou áreas afins e para o Doutorado os portadores de título de Mestrado ou de declaração de conclusão do curso de Mestrado em tempo hábil para a matrícula (válida para ser apresentada na inscrição) em Artes Visuais, Cultura Visual ou áreas afins.

 

O processo de seleção para alunos regulares tem mobilizado candidatos locais, candidatos de diversas regiões do país e estrangeiros. Para atender a essas demandas, o edital de seleção elaborado pelo Programa desde sua instalação prevê a possibilidade de realização das provas escritas em Instituições de Ensino Superior no lugar de origem do candidato e também a realização de provas por meio remoto em situações excepcionais. Essa estratégia observa um conjunto de cuidados visando assegurar as mesmas condições de participação no processo, e viabiliza a participação de candidatos de outras regiões do país e, em alguns casos, candidatos de outros países.


Ao longo da sua existência, o PPGACV tem atraído discentes estrangeiros especialmente da América Latina: Colômbia, Argentina, Uruguai, também do México e de Moçambique. Também temos atraído candidatos de todo o país. Do total de candidatos ao processo regular da seleção de 2019  foram identificadas inscrições de várias regiões do país, sobretudo das regiões Norte, Sul e Nordeste, além do fluxo mais intenso de candidatos do Centro-Oeste, onde se localiza o Programa.

Nossos candidatos têm origem nas áreas de artes visuais, design, arquitetura, comunicação, ciências sociais, museologia, história, pedagogias dentre outras áreas afins. O caráter transdisciplinar do PPG em arte e cultura visual permite que se acolha diversos temas de pesquisa, com base na investigação de imagens e em questões relativas à construção do olhar na sociedade contemporânea.