Alice

Alice Fátima Martins <profalice2fm@gmail.com>

• Projetos de pesquisa:

Título: VISUALIDADES CONTEMPORÂNEAS

Neste projeto de pesquisa são discutidas algumas questões relativas às imagens que são produzidas, e circulam nos múltiplos cenários da cultura contemporânea. Sua ênfase está, sobretudo, nos circuitos mais populares, entre práticas artesanais e articulações com imagens técnicas, nos fluxos de imagens entre os diversos públicos, nos ambientes escolares, salas de projeção, mídias em geral, e nos processos educativos, em ambientes diversos, que atuam na formação dos sujeitos contemporâneos para interagir e se apropriar das dinâmicas dessas visualidades – ou refutá-las.

Para tanto, o projeto envolve alguns subprojetos, intercomplementares, com espaços para acolher novas propostas, bem como redimensionar suas articulações, abrindo-se à possibilidade de integrar redes de discussão e investigação.

Três subprojetos instauram o campo inicial, a partir dos quais a trama de discussões deve se desenvolver, em rede, de modo rizomático. São eles:

a) Visualidades contemporâneas em contextos de educação formal e não-formal

b) Outros fazedores de cinema

c) Oficina dos fios: práticas artesanais e experiências estéticas contemporâneas

linha (c)

• Relações entre cinema e cultura visual
    • Imagens técnicas e cultura contemporânea
    • Visualidades em espaços de educação formal e não-formal

Alice Fátima Martins

Pós-Doutora pelo Programa Avançado de Cultura Contemporânea, na UFRJ, onde desenvolveu, em 2009, o projeto de pesquisa Catadores de sucata da indústria cultural, publicado como livro com o mesmo título, pela Editora da UFG, em 2013. Doutora em Sociologia pela UnB, com tese intitulada Saudades do futuro: o cinema de ficção científica como expressão do imaginário social sobre o devir, defendida em 2004. O livro produzido a partir da tese, intitulado Saudades do futuro: a ficção científica no cinema e o imaginário social sobre o devir, foi publicado pela Editora da UnB, em 2013. Mestre em Educação (UnB), com a dissertação O desenho reproduzido e a formação de professores de início de escolarização, defendida em 1997. Arte-educadora, com experiência de ensino de arte na educação básica, bem como na formação inicial e continuada de professores. Tem pesquisado e publicado sobre temas que envolvem educação, cultura visual e ensino de arte, além de questões relativas aos estudos culturais, com ênfase nas relações entre experiências estéticas, práticas artesanais e arte contemporânea, e entre cinema e cultura visual. Além de artigos e capítulos de livros, e dos livros já referidos, publicou, também, o livro eletrônico Tramas artísticas, práticas artesanais e experiências estéticas contemporâneas, pela FAV/UFG/FUNAPE, em 2013.