TATTOOZINE1

TATTOOZINE

Novo livro de Rennan Queiroz e Ciberpajé apresenta o inusitado encontro do quadrinho, do fanzine, da performance e da tatuagem

tattoozine texto

Link para baixar o e-book: https://www.marcadefantasia.com/livros/quadrinhospoeticos/tattoozine/tattoozine.pdf
O livro TattooZine objetiva auxiliar na legitimação da perspectiva artística da tatuagem apresentando os seus processos criativos enquanto arte, utilizando fundamentos teóricos da arte contemporânea e apropriando-se da linguagem dos quadrinhos e dos fanzines  para criar e desenvolver duas experiências artísticas no universo ficcional transmídia da Aurora Pós-Humana, a primeira no território do digital e a segunda em uma ação performática na tradição da tatuagem no suporte pele humana. 
O livro tem como base a investigação singular de mestrado de Rennan Queiroz, desenvolvida na linha de pesquisa Poéticas Artísticas e Processos de Criação do Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual da Universidade Federal de Goiás sob orientação do Ciberpajé (aka Edgar Franco) que também participou efetivamente da criação de uma das experiências artísticas da pesquisa,  a ação performática “Flashtattoozine KZulovo”. Ela partiu da criação de KZulovo, uma HQ poético-filosófica publicada como um fanzine e que foi criada com uma imagem por página já no intuito da realização de seu desdobramento transmídia, ou seja, ter as artes de suas páginas tatuadas na pele de interatores interessados em carregá-las ressignificando-as e recontextualizando-as, sendo essa proposição transmidiática performática uma ação inédita.
Assim, as artes da história em quadrinhos completa foram tatuadas em 13 interatores durante o “III Festival de Artes Ciberpajelanças", realizado como ação de extensão pelo Grupo de Pesquisa @cria_ciber (FAV/UFG), em Goiânia, em novembro de 2022. Todos os tatuados receberam um exemplar do zine Kzulovo com a narrativa completa e agora carregam em suas peles parte dessa narrativa. Essa ação performática de tatuar uma história em quadrinhos completa publicada como zine na pele de voluntários é algo inédito no mundo. A pesquisa conectou de forma singular quatro linguagens artístico-expressivas: a história em quadrinhos, o fanzine, a performance e a tatuagem. Este livro é o resultado desta investigação instigante e integra a série “Quadrinhos Poético-Filosóficos” da Marca de Fantasia, editora.acadêmica ligada ao PPG Comunicação da UFPB.
Confira um breve vídeo do Ciberpajé falando sobre o livro TattooZine:
https://youtu.be/1m2YJbsN6hU

Categorias: Notícias Noticias