notícias- site -nota de repúdio

Cortes de verbas para pagamento das bolsas da pós-graduação

NOTA DE REPÚDIO AOS CORTES DE VERBAS PARA PAGAMENTO DAS BOLSAS DOS/DAS DISCENTES DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DO BRASIL

O Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual vem, por meio desta nota, manifestar o seu repúdio diante dos cortes de verbas para pagamento das bolsas dos/das discentes bolsistas CAPES e médicos residentes de Hospitais Federais.

Os/as Coordenadores/as dos Programas de Pós-Graduação do Brasil foram surpreendidos, no dia 05 de dezembro de 2022 (segunda feira), com um comunicado da CAPES anunciando um corte de até 75% da verba de custeio que mantém as suas atividades docentes e discentes, em nível Federal. O corte na verba de capital é ainda mais radical, chegando até 100%. Em consequência, os pós-graduandos possivelmente não receberão as verbas referentes ao pagamento das bolsas CAPES de dezembro.

Durante os últimos 20 anos, a CAPES cresceu e se tornou a principal Agência de Fomento da Pós-Graduação no Brasil, garantindo recursos e estabelecendo um sistema de avaliação eficiente e respeitado por toda a comunidade acadêmica brasileira. O resultado foi um notável crescimento na produtividade dos Programas, sobretudo na formação de recursos humanos altamente qualificados.

A Associação Nacional de Pós-graduandas (os/es) tem acompanhado o desenrolar das discussões a nível federal e os movimentos que estão sendo provocados pelas diferentes universidades, visto que este último corte não afeta apenas a pós-graduação, mas também a área da saúde e diversos setores envolvidos de alguma forma com essas atividades.

A APG-UFG está acompanhando a discussão nacionalmente e está em alerta para construir com a mobilização local por direitos, dignidade e respeito para os bolsistas e residentes. Também estão em contato com os programas de pós-graduação para manter um diálogo entre estudantes e funcionários de forma transparente.

O PPGACV, portanto, se solidariza aos movimentos estudantis bem como a luta pelos direitos básicos aos pesquisadores. O programa apoiará de forma irrestrita a paralisação dos estudantes e pesquisadores em forma de repúdio a este retrocesso e ataque à educação até que as bolsas de pós-graduação e dos estudantes residentes sejam pagas.

Goiânia, 07 de dezembro de 2022.

Assinam essa nota todos os docentes na figura do coordenador do PPGACV Samuel José Gilbert de Jesus

Catégories: Notícias Noticias destaque Bolsas CAPES nota de repúdio