Chamada PPGACV para Alunos de outros Programas de Pós-Graduação
Inscrição em Disciplinas Eletivas do Segundo Semestre - 2022/2
O Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual divulga o Edital de Chamada para Alunos vinculados a outros Programas de Pós-Graduação, da UFG ou outras instituições de ensino, para cursarem disciplinas eletivas ofertadas no segundo Semestre/2022.
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no período de 04/08 a 10/08/2022.
Confiram todas as informações do Edital clicando aqui!
Modalidade 1 –Para Alunos regularmente matriculados em outro Programa de Pós-Graduação da UFG
O candidato deverá realizar inscrição via Portal do Aluno – SIGAA ou solicitar à secretaria do PPG de origem que faça sua inscrição em uma das disciplinas eletivas via plataforma SIGAA.
O candidato deverá aguardar a aprovação ou não pelo docente da disciplina (em caso de aprovação a disciplina será validada junto ao SIGAA)
Modalidade 2 – Para alunos regularmente matriculados em Programa de Pós-Graduação de outras Instituições de Ensino Superior
As inscrições devem ser feitas por meio do formulário eletrônico https://bit.ly/3btWJYy
Ao final do formulário o candidato devem apresentar em arquivo único PDF os seguintes documentos:
- Carteira de identidade;
- CPF
- Carta de Intenções com assinaturas do(a) aluno(a) e orientador(a) justificando seu interesse em cursar a disciplina (no máximo de 1 página tamanho A4).
- Declaração que comprove estar regularmente matriculado em curso de Pós-Graduação.
CRONOGRAMA
DATA
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ATIVIDADE |
04/08/2022 a 10/08/2022
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Inscrições ● As inscrições devem ser feitas através do SIGAA para alunos da UFG ● As inscrições devem ser feitas através do formulário eletrônico https://bit.ly/3btWJYy., onde deve ser anexada em arquivo único/PDF a documentação completa.
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11/08/2022
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Resultado ● O resultado dos aprovados nesta seleção será divulgado no período vespertino no site do programa https://culturavisual.fav.ufg.br *candidatos à disciplina Arte, Educação e Ecologias receberão a informação a tempo de participarem da aula.
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– DISCIPLINAS COM VAGAS PARA ALUNOS DE OUTROS PPGs
ACV – 1870 TÓPICOS ESPECIAIS C – 04 VAGAS
Temática: Arte, Educação e Ecologias |
Disciplina Eletiva - Ensino Remoto |
Carga horária/Créditos: 64h/04 créditos |
Professor(a): Rosana Gonçalves da Silva e Leda Guimarães |
Ementa: Disciplina de conteúdo programático flexível. A cada semestre poderão ser oferecidos Tópicos Especiais em temas relacionados às pesquisas atuais dos professores. Dependendo do tema a ser abordado o professor indicará bibliografia referente. |
Descrição: A disciplina Arte, Educação e Ecologias propõe um percurso reflexivo e criativo sobre as relações das Artes e das Culturas Visuais e as Ecologias humanas, Educação ambiental, Meio ambiente, Cultura, Interculturalidade, Espiritualidade, Decolonialidade e os Comuns (Commons). Propõe, ainda, algumas trilhas para sentipensar as existências, as resistências e processos de aprendizagens coletivas nas relações entre arte e ativismo a partir do trabalho de Pessoas, Pesquisadores, Docentes, Artistas e Arte/Educadores Ambientais convidados para participar nas aulas. O processo considera as poéticas circulares, promovendo a diversidade de ensinamentos e aprendizagens, sentidos, sabedorias, ancestralidades, temporalidades, tecnologias, dentre outras emergências contemporâneas no trato com a arte, educação e as ecologias com as questões ambientais e com a natureza.
O conteúdo será trabalhado em três ciclos, a serem vivenciados coletivamente em um ambiente relacional, envolvendo e interrelacionando Arte, Educação e as Ecologias, Meio Ambiente, Cultura e Educação na produção coletiva de conhecimento, reflexão sobre a formação humana e criação artística, ampliando as possibilidades de leituras inter e transculturais no campo das Artes e das Culturas Visuais.
· Ciclo 1: Arte, Criatividade e Ecologias humanas. Arte e os Comuns (Commons); Arte para a comunicação das ciências. · Ciclo 2: Arte, Educação e práticas de fluxo: Experiências em Educação Ambiental - Arte Educação Ambiental. Arte, EA e Movimentos Sociais. Arte Educação Ambiental: contexto de investigação. · Ciclo 3: Arte, Políticas de existências e resistências: Arte e Educação na Cosmopercepção indígena. Arte, Decolonialidade e antirracismo. Arte, Gênero, Educação e Ativismo curadorial. Arte e natureza: ressignificar para viver. |
5ª feira - 14 -18h |
Início das aulas: 11/08/2022 |
ACV1868 - TÓPICOS ESPECIAIS B – 04 VAGAS
Temática: - Artezines: zines, fanzines e biograficzines como expressão criativa e artístico-autoral. |
Disciplina Eletiva - Ensino Remoto |
Carga horária/Créditos: 64h/04 créditos |
Professor: Gazy Andraus |
Ementa: Investigação de processos de criação e estudo de articulações entre teorias, narrativas, linguagens, técnicas, materiais e suportes na produção de poéticas artísticas e visualidades. Temas variados:2.1 Atos Autobiográficos e Práticas Decoloniais 2.2 Narrativas Híbridas, Arte Sequencial & Transmídia 2.3 Representações audiovisuais sobre alteridade |
Descrição: A disciplina, em duas partes, aborda o universo teórico e prático dos fanzines e suas mutações, chegando aos zines de arte (artezines). · Na primeira, pretende-se traçar um histórico-documental acerca dos fanzines (zines, biograficzines/perszines e congêneros), as “revistas do fã”, incluindo os atuais artezines (de caráter artístico), a partir de leitura e visualização de fanzines, textos, livros teóricos e vídeos com conteúdo de pesquisadores, faneditores e fanautores (fanzinato em geral). · Na segunda, intenta-se a produção de um artezine (ou artebiograficzine) autoral a partir do teorizado (acompanhado de atividades criativas zineiras) que consiste numa revista artística autoeditada (em solo, em dupla e/ou em grupo), que existe em paralelo à publicação dita oficial. Os zines (e afins) são revistas paratópicas cujo conteúdo libertário-caótico-criativo se apresenta como autopublicação não-oficial, amadora, individual, em dupla e/ou em grupo, passando por temas e formatos distintos e artísticos, desde a ficção, ficção fantástica, quadrinhos, poesias, música, cinema, biográfico, anárquico, ativismo etc, abrangendo as expressões das artes, como Histórias em Quadrinhos (HQs), poesias, ilustrações, contos, gravuras e outras, bem como inserções críticas, tais quais textos, entrevistas, resenhas e artigos teórico-reflexivos. Na atualidade há também eventos e espaços como feiras e fanzinotecas, no Brasil e no mundo, ampliando a importância do universo zineiro. Na interdisciplinaridade do fanzinato, imbuído de um sentido fraternal e criativo, e por não se visar lucro, propicia-se uma visão inclusiva e intercambiável de idéias, conceitos e expressões artísticas, dirimindo barreiras físicas e sociais, ampliando e permutando conhecimentos e informações atinentes ou à margem das áreas do ensino em geral, desde o escolar, universitário à pós-graduação. Tal reconhecimento e aplicação do fanzine e suas variantes na forma e conteúdo, auxilia assim, no desenvolvimento de percepções e aptidões artísticas, muitas vezes estagnadas ou engessadas pelo status quo - social ou acadêmico - limitado a um cotidiano formal e cartesianamente obliterante. |
3ª feira - 08 -12h |
Início das Aulas: 16/08/2022 |
ACV1891 – TÓPICOS ESPECIAIS B – 04 VAGAS
Temática: Arte e Visualidades: Imagem em movimento
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Disciplina Eletiva - Presencial |
Carga horária/Créditos: 64h/04 créditos |
Professora: Rosa Maria Berardo |
Ementa: Investigação de processos de criação e estudo de articulações entre teorias, narrativas, linguagens, técnicas, materiais e suportes na produção de poéticas artísticas e visualidades. Temas variados: 2.1 Atos Autobiográficos e Práticas Decoloniais 2.2 Narrativas Híbridas, Arte Sequencial & Transmídia 2.3 Representações audiovisuais sobre alteridade |
Descrição: Representação, identidade e alteridade: narrativas imagéticas produzidas através de câmeras DSRL e dispositivos móveis. Estudo e prática de filmes de autorrepresentação. |
3ª feira - 14 -18h |
Início das Aulas: 16/08/2022 |