2021_livro edgar_premiado_ciberpaje

Livro "2021" organizado pelo professor do PPGACV/UFG Edgar Franco, ganha o Prêmio Nacional Argos de melhor antologia

2021_livro edgar_premiado

Livro "2021", com contos inspirados em artes recriadas em redes neurais do artista e professor da FAV/UFG Edgar Franco (Ciberpajé), ganha o Prêmio Nacional Argos de melhor antologia

O Prêmio Argos de Literatura Fantástica é a mais importante premiação dedicada ao gênero fantástico no Brasil, englobando fantasia, ficção científica e horror. A premiação anual, já com 12 edições, elege as melhores obras do ano anterior em 3 categorias - conto, antologia/coletânea e romance - e é promovida pelo CLFC - Clube de Leitores de Ficção Científica, entidade que existe desde 1985 e tornou-se a mais importante difusora do gênero fantástico no país.

Edgar Franco, mais conhecido como Ciberpajé, artista transmídia, professor da FAV/UFG e do PPG Arte e Cultural Visual/UFG é o primeiro autor radicado no estado de Goiás a ganhar o Argos, essa importante premiação nacional.

A antologia de ficção científica "2021" foi concebida por Edgar Franco, como parte das atividades do grupo de pesquisa CRIA_CIBER que coordena na FAV/UFG, com a proposta de subverter a tradição de imagens que ilustram contos. Pois no caso da obra, Franco recriou 7 artes de seu universo ficcional da Aurora Pós-humana utilizando redes neurais e inteligências artificiais, depois propôs a 7 notórios pesquisadores acadêmicos e autores brasileiros de ficção científica que criassem narrativas curtas inspiradas nessas artes. Tudo foi desenvolvido no contexto tenso da pandemia de COVID-19, em 2020, e o título da obra questiona o futuro próximo que tanto nos assustava em meio a esse caldo cultural hiperinformacional baseado em pós-verdades. A proposta inusitada de "2021" coloca-o em um contexto singular para a ficção científica brasileira.

A premiação com o Argos de melhor antologia foi fruto de uma articulação entre amigos autores e pesquisadores apaixonados pelo ato criativo que se dispuseram a dedicar o seu tempo a criarem contos instigantes, a maioria deles ligados à grandes universidades brasileiras, sendo eles: Edgar Smaniotto(Unesp), Fábio Fernandes (PUC-SP), Fabio Shiva, Gazy Andraus (UFG), Gian Danton (UNIFAP), Nelson de Oliveira (USP) e Octavio Aragão (UFRJ). E do entusiasmo do editor Henrique Magalhães, professor titular da UFPB, que abraçou o projeto de imediato com a sua editora Marca de Fantasia. Fundamental também foi Adriana Amaral (UNISINOS), autora do prefácio, e o pesquisador Alexander Meireles (UFG- Catalão) que promoveu a live de lançamento no canal Fantasticursos.

 

2021_livro edgar_premiado_ciberpaje

Nas palavras de Edgar Franco (Ciberpajé):

"Minha eterna gratidão aos autores, ao editor e aos demais envolvidos na criação de “2021”. Esse prêmio é de todos nós! Agradeço também aos votantes e à comissão organizadora do Prêmio Argos. Gostaria de dedicar o Prêmio Argos ao meu amado pai e grande incentivador, Dimas Franco, que morreu vitimado pela COVID-19 poucos dias após eu escrever a apresentação do livro "2021", sendo essa a primeira de minhas obras que ele não leu. Gratidão infinita por tudo, meu pai!"

Baixe o e-book “2021” na íntegra no link:

https://www.marcadefantasia.com/livros/tertulia/2021/2021.html

Depoimento em vídeo de Edgar Franco (Ciberpajé) sobre a antologia “2021” e a premiação com o Argos: https://youtu.be/kHYHjUNWVfc

Confira a live de lançamento da antologia "2021" que ocorreu em outubro de 2020 no canal Fantasticursos: https://youtu.be/q7C_x0pFeBk

A cerimônia que anunciou os premiados com o Argos 2021 pode ser conferida no Canal oficial do Clube de Leitores de Ficção Científica:

https://youtu.be/1UCvTSfQLlw

 

Fonte: Press-release do prêmio

Categorias: Notícias Noticias Prêmio