Chamada para Disciplina Eletiva 2021/2

Chamada para Disciplina Eletiva

Inscrições de 26/07 a 30/07/2021

O Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual - Mestrado/Doutorado, informa que estarão abertas as inscrições para Disciplina Eletiva PPGACV 2021-2.

Superior (Modalidade 2).

DOCUMENTOS PARA INSCRIÇÃO:

- Modalidade 1 – Alunos regularmente matriculados em outro Programa de Pós-Graduação da UFG

I. Inscrever em uma das disciplinas eletivas via portal do aluno - plataforma SIGAA e aguardar aprovação ou não pelo docente da disciplina (em caso de aprovação a disciplina será validada junto ao SIGAA)

- Modalidade 2 – Alunos regularmente matriculados em Programa de Pós-Graduação em outras Instituições de Ensino Superior

• Carta de apresentação do orientador justificando a relevância da disciplina para o desenvolvimento da pesquisa do aluno;
• Declaração que comprove estar regularmente matriculado em curso de Pós-Graduação;
• Ficha de pré-inscrição (formulário abaixo);
• Cópia do Curriculum Lattes atualizado em data posterior a 01/01/2021;
• Comprovante do pagamento da taxa de inscrição (GRU*) no valor de R$35,00 (trinta e cinco reais).

* Solicitar a Emissão da GRU, até 28/07/2021, por meio do e-mail arteeculturavisual.fav@ufg.br e informar obrigatoriamente:

• Nome completo;
• Número de CPF;
• e-mail do candidato;
• Endereço completo (com bairro, cidade, estado, CEP de demais complementos).

PERÍODO DE INSCRIÇÃO: de 26/07 a 30/07/2021

RESULTADO: 06/08/2021 no período vespertino

INÍCIO DAS AULAS: 09/08/2021

DISCIPLINA DISPONÍVEL PARA INSCRIÇÃO

Disciplina: ACV1858 - Tópicos Especiais B

Professor responsável:

Gazy Andraus

Linha “B”

5ª feira - Vespertino: 14h -18h Local: Ensino Remoto

Vagas: 04

EMENTA:  Investigação de processos de criação e estudo de articulações entre teorias, narrativas, linguagens, técnicas, materiais e suportes na produção de poéticas artísticas e visualidades. Temas variados: 2.1 Atos Autobiográficos e Práticas Decoloniais 2.2 Narrativas Híbridas, Arte Sequencial & Transmídia 2.3 Representações audiovisuais sobre alteridade

Temática:  ARTEZINES: ZINES, FANZINES E BIOGRAFICZINES COMO EXPRESSÃO CRIATIVA E ARTÍSTICO-AUTORAL

O curso, em duas partes, aborda o universo teórico e prático dos fanzines e suas mutações, chegando aos zines de arte. Na primeira, pretende traçar um histórico-documental acerca dos fanzines (zines e biograficzines), as “revistas do fã”, incluindo os atuais artezines (de caráter artístico), a partir de leitura e visualização de fanzines, textos, livros teóricos e vídeos com conteúdo de pesquisadores, faneditores e fanautores. Na segunda, intenta-se a produção de um artezine (ou biograficzine) autoral, que consiste numa revista artística autoeditada (em solo, em dupla e/ou em grupo), que existe em paralelo à publicação dita oficial. Os zines (e afins) são revistas paratópicas cujo conteúdo libertário-caótico-criativo traz uma autopublicação não-oficial, amadora, individual, em dupla e/ou em grupo, passando por temas e formatos distintos e artísticos, desde a ficção, ficção fantástica, quadrinhos, poesias, música, cinema, biográfico etc, abrangendo tanto as expressões das artes, como Histórias em Quadrinhos (HQs), poesias, ilustrações, contos, gravuras e outras, bem como inserções críticas, tais quais textos, entrevistas, resenhas e artigos teórico-reflexivos. Na interdisciplinaridade do fanzinato, imbuído de um sentido fraternal e criativo, e por não se visar lucro, propicia-se uma visão intercambiável de idéias, conceitos e expressões artísticas, dirimindo barreiras físicas e sociais, ampliando e permutando conhecimentos e informações atinentes ou à margem das áreas do ensino em geral, desde o escolar, universitário à pós-graduação. Tal reconhecimento e aplicação do fanzine e suas variantes na forma e conteúdo, auxilia assim, no desenvolvimento de percepções e aptidões artísticas, muitas vezes estagnadas ou engessadas pelo status quo - social ou acadêmico - limitado a um cotidiano formal e cartesianamente obliterante.

Categorie: Notícias edital