miniatura le blanc

Docente do PPGACV indicado a prêmio nacional

Edgar Franco concorre ao IV Prêmio Le Blanc com o curta animado "O Enterro dos Deuses"

Edgar Franco, docente do Programa de Pós-graduação em Arte e Cultura Visual da Faculdade de Artes Visuais,  foi selecionado pelo voto popular como um dos 4 finalistas da categoria "Curta animado nacional independente" do  IV Prêmio Le Blanc de Arte sequencial, Animação e Literatura Fantástica, organizado pela escola de Comunicação da UFRJ (ECO/UFRJ), Universidade Veiga de Almeida (UVA) e Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). Edgar concorre com o curta de animação experimental "O Enterro dos Deuses", produzido em 2020.

"O Enterro dos Deuses", de acordo com o docente, tem o aspecto pioneiro de ser a primeira animação brasileira a utilizar a rede neural Deep Dream em todos os frames na pós-produção, mas trata-se de obra muito experimental. A obra foi desenvolvida em parceria com o animador C.N.S. (Diogo Soares) que dirigiu-a a partir de roteiro e de direção de arte de Edgar Franco. A animação é conceitualmente híbrida, podendo ser vista como curta animado, videoarte ou videoclipe do projeto musical Ciberpajé.

Trata-se de uma produção D.I.Y. desenvolvida no Grupo de Pesquisa Cria_Ciber (FAV/UFG). Reflete sobre a explosão contemporânea das religiões cristitas monoteístas que têm se aliado ao neofascismo para o domínio do status-quo e tem como inspiração o seguinte aforismo, de autoria de Edgar Franco: "Quando todos os deuses forem enterrados com seus pretensos livros sagrados a humanidade despertará. A empatia e o amor reinarão na pós-humanidade!" Contextualizando a visualidade num deserto de areia e em uma pirâmide hermética que simboliza o túmulo cósmico dos deuses, e trazendo uma estética digital retrô noventista. A pós-produção da obra demandou um processo lento de inserção de cada um dos frames base do vídeo no Deep Dream para a obtenção dos frames finais. O resultado é uma intensa viagem psiconáutica digital e é recomendado que o  vídeo seja assistido no escuro para melhor visualização dos efeitos visuais. Assista a "O Enterro dos Deuses" no link: https://youtu.be/guAS447sSac.

Os indicados em todas as categorias podem ser encontrados em: https://www.facebook.com/PremioLeBlanc.

Edgar Premio Le Blanc

Texto e imagem: Edgar Franco