banner_abertura_2021

Semana de Abertura PPGACV

Programação do I Encontro do Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual: visualidades em experiências partilhadas

banner_abertura_2021
Acontece na próxima semana o I Encontro do Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual: visualidades em experiências partilhadas, do dia 9 ao dia 11 de março, sendo uma parte da programação transmitida pelo canal do YouTube da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás (FAV/UFG) e outra parte pelo Google Meet.
 

O evento possui o objetivo de socializar e promover o diálogo acerca das pesquisas que envolvem o campo da arte e da cultura visual, a partir de objetos de pesquisa diversos e com característica transdisciplinar.

Haverá uma palestra da artista visual Patrícia Gouvêa, nascida no Rio de Janeiro, e que trabalha com fotografia, vídeo, instalação e intervenção urbana. Autora de diversos livros, participou de diversas coletivas, realizou exposições individuais na China, Itália, Brasil, Colômbia e Argentina. Em dupla com a artista Isabel Löfgren desenvolveu as pesquisas de longa duração Banco de Tempo (exposição, site e livro com edição independente) e Mãe Preta (exposição, site e publicação). Tem trabalhos em coleções privadas e acervos institucionais, como a Coleção Joaquim Paiva/MAM e Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro. Foi uma das fundadoras da Agência Foto In Cena (1995/98) e do Ateliê da Imagem (1999/2019), espaço cultural independente que formou 2 gerações de fotógrafos e notabilizou-se como centro de pesquisa, ensino e fomento da imagem no Rio de Janeiro, no qual atuou como diretora artística e pedagógica, coordenadora e curadora de exposições, seminários e eventos. 

Em sua palestra no evento ela pretende compartilhar sobre sua pesquisa artística, que alinha reflexões sobre a paisagem, natureza, arte, ciência e resiliência e onde em sua prática ela se sente como uma artista arqueóloga amadora.

 

Haverá também a palestra da Profa. Dra. Rita Morais de Andrade. Ela é professora da Universidade Federal de Goiás, onde atua nas áreas de Artes, Design e Moda. Além disso, ela é escritora e Líder do Grupo de Pesquisa Indumenta: dress and textiles studies in Brazil (UFG/Capes), que investiga os muitos modos de vestir os corpos e as casas. Paulistana de coração mineiro, é mãe da Olivia.  Suas redes sociais são: @ritamoraisandrade - @indumenta - Podcast Outras Costuras (Spotify).

 

Sobre sua palestra no evento ela diz: “Duas das palavras mais procuradas nos buscadores digitais são "organização" e "planejamento". Talvez, essas duas ideias não tenham encontrado antes um momento tão fértil quanto este de isolamento social. Mas, será que organizar e planejar são mesmo ações que resolvem problemas? Qual o sentido, se é que há algum, em utilizar essas ferramentas ou esses conceitos na vida acadêmica, especialmente na pós-graduação? Essas são algumas das questões que abordarei durante o I Encontro do Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual: visualidades em experiências partilhadas com o objetivo de contribuir para uma experiência universitária mais consciente e feliz.”


Além das palestras, a programação inclui rodas de conversa, apresentação de comunicação oral de discentes, sorteios de livros, revisão* e tradução de artigos científicos, além do lançamento de dois livros: “Cine Com Ciência: produção de vídeos com alunos do ensino fundamental” do autor Erizaldo Cavalcanti e “O vestuário como assunto: perspectivas de pesquisa a partir de artefatos e imagens” da coleção Desenredos com capítulos escritos por 13 autores e organizado por Rita Morais de Andrade, Indyanelle Marçal e Alliny Maia.


As inscrições são gratuitas e ainda estão abertas na modalidade ouvinte até o dia 08 de março. 


Para se inscrever basta acessar o formulário: https://forms.gle/5fKuFR1uU2KKGWAS6


A Programação acontecerá pelo canal da FAV no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UC8zQGDj79UHv66pzMg5DCSQ e pelo Google Meet: meet.google.com/qse-useu-vas


Contato: org.ppgacvevento@gmail.com
 
*A revisora técnica que estará sorteando a revisão de um artigo científico é a Janaynne do Amaral. Ela é doutoranda em Ciência da Informação no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia/Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestra em Antropologia Social pela Universidade Federal de Goiás e especialista em Divulgação e Popularização da Ciência pela Fundação Oswaldo Cruz. Atua na área de editoração científica há 6 anos, editando, revisando e traduzindo textos científicos de pesquisadores brasileiros e estrangeiros. Desde 2018, oferece consultoria editorial para periódicos científicos e editoras acadêmicas. É pesquisadora de revisão por pares aberta e autora de textos de divulgação científica para crianças. Ela também é bolsista do Council of Science Editor, New York, Estados Unidos, e colaboradora do periódico Science Editor. Contato para revisão de artigos: menequete@gmail.com"
 
 Atenciosamente, 
Equipe organizadora  

Para ver a programação do evento Clique Aqui

Categorias: destaque

Arquivos relacionados Tamanho Assinatura digital do arquivo
Programação Definitiva I Encontro PPGACV 449 Kb 35e1365b71a13535ee55ceb8688af5cd