Filme de Rosa Berardo ganha prêmio de melhor documentário do 23º Fica
Produção de 27 minutos é dirigida pela professora da Faculdade de Artes Visuais da UFG
Texto e foto: Rosa Berardo
O filme "Ritual sagrado Kuarup: entre o luto e o recomeço", dirigido pela professora da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás (FAV/UFG), Rosa Berardo, foi ganhador do prêmio de melhor documentário do 23º Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica). Esta produção é um documentário de 27 min que trata sobre o ritual Kuarup realizado em 2021 na aldeia Kamayurá em homenagem aos mortos pela covid-19. Cinco membros da comunidade perderam suas vidas devido à covid-19, dentre eles anciãos que levaram consigo saberes ancestrais, transmitidos apenas de forma oral. A tristeza em toda aldeia pode ser sentida no registro das imagens, os choros, cantos de despedidas e o difícil retorno às atividades do dia a dia, após um longo período de luto.
O filme faz parte do projeto de ensino de cinema na Aldeia Kamayurá, coordenado e idealizado pela por Rosa Berardo. Em setembro de 2021, ela esteve na aldeia ensinando vídeo aos jovens, em uma primeira etapa do projeto. Como resultado, este filme tem as imagens que foram gravadas pelo jovem Takuman Kamayurá e pela professora Rosa Berardo. A narração do filme foi feita por Patrícia Kamayurá, importante liderança feminina. A edição foi realizada pela aluna do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Artes Visuais (PPGACV/FAV), Julia Berardo, com a assessoria de Kaue Kamayura, Kayo Kamayurá e Sapaim Kamayurá. A meta do projeto é tornar os membros da comunidade capazes de fazer seus próprios filmes, para que possam registrar sua cultura a partir de seu ponto de vista cultural.
Fuente: FAV UFG
Categorías: destaque Notícias em destaque Premiação alunos Docente Cultura Visual Pesquisa nota falecimento Nota disciplinas Avaliação Artes Notícias publicação de livros