
Palestra: A criatividade artística dos fanzines
Evento
https://www.al.sp.gov.br/ilp/cursos-eventos/detalheAtividade.jsp?id=6665: online
: 03 Febrero 2021 a las 15:00 a 02 Marzo 2021 a las 16:30
Palestra: A CRIATIVIDADE ARTÍSTICA DOS FANZINES
- Público-alvo: Qualquer pessoa interessada em ampliar sua inteligência sistêmica e enriquecer sua multiculturalidade
- Escolaridade exigida: SEM EXIGÊNCIA
- Período de realização: 02/03/2021
- Horário: 15h00 às 16h30
- Total de vagas: 100
- Período de inscrição:03/02/2021 a 01/03/2021
Link para inscrição:
https://www.al.sp.gov.br/ilp/cursos-eventos/detalheAtividade.jsp?id=6665
- Palestrante: Prof. Dr. Gazy Andraus
Pós-doutorando pelo PPGACV da FAV-UFG (Bolsista PNPD-CAPES), Doutor em Ciências da Comunicação pela USP, mestre em Artes Visuais pela UNESP, autor e pesquisador de HQs e fanzines de temática fantástico-filosófica.
- Descrição: Fanzines (biograficzines e artezines) são revistas independentes criativas manufaturadas que podem trazer em suas páginas textos, artigos, crônicas, poesias, ilustrações, cartuns, histórias em quadrinhos (HQs) etc., sendo criadas autoralmente como uma arte interdisciplinar experimental e (auto) educativa.
Como os quadrinhos, os fanzines (também chamados de zines) são essenciais fontes plurívocas, multiculturais e interdisciplinares de informação imagética, podendo ser utilizados como ampliação de conhecimento e impulso à criatividade a todas as fases etárias (infantil/infanto-juvenil e adulta).
Assim, nesta palestra, os participantes terão a oportunidade de apreender os conceitos da linguagem dos fanzines, bem como de seus congêneres e temas variados, tendo a possibilidade de aprimorarem sua inteligência sistêmica ao ampliar seu conhecimento em tais linguagens artísticas.
- Objetivo:Geral
Reconhecer a linguagem dos Fanzines (biograficzines e artezines) como mídias plurais e interdisciplinares para futuras práticas transversais pedagógicas.
Específicos
Reconhecer a importância da informação imagética (da imagem) nos zines, como ampliadora da inteligência sistêmica;
Conhecer elementos da linguagem fanzineira (e suas derivativas) como ferramenta interdisciplinar que reflete idiossincrasias do ser humano;
Ampliar seus conheceres com a linguagem dos fanzines e afins, como os biograficzines no papel (e no virtual que os publicam também) como material multicultural transversal artístico e de comunicação criativa.
- Cronograma:02.03.2021, terça-feira
- Resumo conceitual e histórico dos Fanzines;
- Os fanzines são sempre autorais;
- Temas e diversidade nos fanzines: humor, super-heroístico, biográfico, musical, libertário, jornalístico, poético, literário (ficcional, ficcional-científico, documental), reflexivo etc;
- Biograficzines e artezines;
- Amostragem de alguns dos principais fan-autores e suas obras em fanzines e sua diversidade plural em formatos e temas e sua incursão nacional e mundial;
- As gibitecas, fanzinotecas, as exposições (feiras) e sua importância como material disponível em acervos e eventos;
- As HQs nos fanzines como materiais interdisciplinares e pedagógicos, bem como didáticos e artísticos.