Rita

Rita Morais de Andrade

Rita Morais de Andrade <ritaandrade@hotmail.com>

 

  • Projetos de pesquisa

Roupas e tecidos de moda em acervos brasileiros
Descrição: Este projeto deve reunir um levantamento dos acervos de instituições de pesquisa públicos e privados no Brasil que tenham roupas feitas de tecidos (prioritariamente)e outros materiais como plumas, miçangas de vidro, metal e plástico, couro, etc. , e que tenham sido confeccionadas a partir do século XVIII. Apesar de considerar vestimentas em geral, o projeto inicialmente visa ao levantamento e estudo do vestuário de moda feminino. De início prevemos três ações derivadas desse projeto: a publicação dos resultados do levantamento; a realização de Seminários para debater a pesquisa e a utilização de acervos têxteis no ensino e aprendizagem nos cursos de Design de Moda; e a curadoria de uma exposição de roupas que reflita sobre o processo de desenvolvimento deste projeto de pesquisa. . 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Integrantes: Rita Morais de Andrade - Coordenador.

Moda em Goiás
Descrição: No segundo semestre de 2006 foi elaborado em esboço do sítio eletrônico que aqui propomos, com o nome provisório de Moda em Goiânia que pode ser acessado por http://www.fav.ufg.br/modagoiania. Ali, foram publicados conteúdos elaborados por alunos formandos do curso de Design de Moda da UFG com orientação e supervisão da coordenadora do projeto, Rita Andrade. A página foi desenhada e executada por outros três alunos do curso Design Gráfico da universidade supervisionados pelo Prof. Marcio Rocha. Originalmente, o projeto incluía a pesquisa e apresentação de trabalho a respeito da produção e comércio de moda em Goiânia. O resultado dos trabalhos foi tão bom que ficamos motivados a divulgar e compartilhar seu conteúdo. A construção de um sítio eletrônico foi sugestão de Jussara Romão, editora da revista de moda Elle que, durante sua palestra no Flamboyant Fashion em setembro de 2006, mostrou interesse em colaborar na divulgação do sítio na revista (www.elle.com.br). Há ainda imagens a acrescer e pequenas correções a serem feitas nos textos, mas a atividade demonstrou ser um ótimo caminho de interatividade entre os cursos da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás, de seus alunos e professores com a comunidade local e especializada, através da prestação de um serviço que atende às demandas dos profissionais e da indústria de moda como um todo. . 
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão. 
Integrantes: Rita Morais de Andrade - Coordenador.

 

  • Áreas de interesse

 

linha (a)

História das Roupas e Tecidos

Museus e Acervos Têxteis

Cultura Material 

 

Rita Morais de Andrade

Professora do Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual e do Bacharelado em Design de Moda - FAV/UFG. Pós-doutoranda do Programa Avançado de Cultura Contemporânea – PACC/UFRJ com o tema de pesquisa “Indumentária em museus brasileiros: apontamentos iniciais”. Doutora em História Cultural pela PUC/SP e Mestre em História da Indumentária e dos Têxteis pela Universidade de Southampton, Inglaterra. Interesses de pesquisa concentram-se em indumentária em museus e patrimônio cultural; história da indumentária no Brasil, na América Latina e nos países de língua portuguesa.

 

Categories: Docente