banner_PS2021_2_proficiencia

Exigência de Certificado de Proficiência em Língua Estrangeira no Processo Seletivo PPGACV 2021

O Edital do Processo Seletivo para alunos regulares PPGACV deve ser publicado apenas no segundo semestre. Aqueles que desejam participar do Processo Seletivo devem ficar atentos.

Os candidatos deverão apresentar, no ato da inscrição, certificado de aprovação em exame de suficiência ou proficiência em língua estrangeira (inglês, espanhol ou francês).

O candidato ao Mestrado deverá comprovar a suficiência em 1 (uma) língua estrangeira.

O candidato ao Doutorado deverá comprovar a suficiência em 2 (duas) línguas estrangeiras.

São aceitos certificados ou diplomas emitidos por uma das instituições abaixo relacionadas, com validade de até 02 (dois) anos e pontuação igual ou superior a 6,0.

Francês
a) DALF
b) CASLE/UFG* (ou outros Certificados de Suficiência ou Proficiência em Línguas Estrangeiras fornecidos por Programas de Pós-Graduação em Letras e Linguística de Universidades Federais no Brasil)

Espanhol
a) DELE (Intermediário e Superior, expedido pelo governo espanhol)

Inglês
a) Michigan
b) TOEFL
c) IELTS
d) CASLE/UFG* (ou outros Certificados de Suficiência ou Proficiência em Línguas Estrangeiras fornecidos por Programas de Pós-Graduação em Letras e Linguística de Universidades Federais no Brasil)

Candidatos estrangeiros estarão dispensados de exames de suficiência em sua língua materna (inglês, francês ou espanhol), sendo esta contabilizada para efeito de comprovação de suficiência, devendo ser obrigatória, entretanto, a comprovação de suficiência em língua portuguesa por meio da apresentação do CELPE-BRAS; único certificado brasileiro de proficiência em português como língua estrangeira reconhecido oficialmente, aplicado no Brasil e em outros países com o apoio do Ministério das Relações Exteriores.

* CASLE - Centro de Avaliação de Suficiência em Língua Estrangeira – Faculdade de Letras/UFG. Informações disponíveis em  http://casle.letras.ufg.br

* DLLE - Departamento de Línguas e Literatura Estrangeiras - UFSC. Informações disponíveis em http://www.proficienciadlle.com/novo/

Categories: Notícias em destaque EDITAL