ENSINO DE ARTE EM CONTEXTO DE COMUNIDADE

Atualizada em 12/05/16 16:55

O projeto de pesquisa Ensino de Arte em Contextos de Comunidade, que visa fomentar no curso de Licenciatura em Arte Visuais da FAV o interesse investigativo na correlação ensino de arte, cultura e comunidades, de forma presenciail e/ou virtual, desenvolvendo comunicações on-line através da criação de web-site e cursos on-line para os próprios alunos da FAV, bem como para qualificação de professores de educação básica, agentes comunitários e comunidade em geral. De acordo com Daniel ( 2002) conjugar aprendizagem com contextos e processos comuni-tários é uma maneira de identificar o que sabemos, de onde vem o conhecimento e como este conhecimento é conectado com uma educação institucional bem sucedida. Alem do mais, viabiliza relacionamentos recíprocos entre instituições formais e espaços comunitá-rios os quais podem encorajar ativismos educacionais. Componentes específicos de uma pedagogia baseada em comunidade podem ser investigados como meio de conectar pro-fessores, membros da comunidade e estudantes através da prática educativa.Apesar de já conhecida entre nós, esta correlação vem sendo discutida mais especifica-mente no cenário da arte educação Estados-Unidenses, onde um dos seus principais teóricos é educador brasileiro Paulo Freire (1921-1997). Além dos pontos já citados, a conexão ensino de arte e comunidades estimula im-portância do aluno perceber a existência de outras formas de conhecimento válidas que não as legitimadas pela academia, como as da arte comunitária, arte popular, arte das mi-norias, a estética do cotidiano e outras formas não engajadas com o mercado da arte erudi-tas legitimado pela crítica de arte. O artesanato, festas, vestuários, comidas, patrimônio e acervo cultural material e/ou simbólica de sociedades tradicionais infelizmente tem servido de conteúdo pra práticas de educação multiculturais equivocadas, e por conta disso (entre outros fatores) deixa de ser vistas como potencial critico no ensino de artes visuais.