Dissertações e Teses

Atualizada em 08/12/23 08:52

 

ANO DE DEFESA: 2023
 
ALUNO TESE ARQUIVO BDTD UFG
Alessandra Araújo de Brito
     
Aurisberg Leite Matutino Culturas de fronteiras: (auto)representações da juventude em cenários de violência urbana na cidade de Luziânia/GO LOGO BDTD UFG
Dustan Oeven Gontijo Neiva      
Hertha Tatiely Silva Inventar sentidos: formação docente em artes visuais na LEdoC-UFT LOGO BDTD UFG
Naira Rosana dias da Silva      

 

 

ANO DE DEFESA: 2023
 
ALUNO DISSERTAÇÃO ARQUIVO BDTD UFG
       
Anna Beatryz Ribeiro Cardoso Corpo, doença e política na obra de Félix González-Torres LOGO BDTD UFG
Daryellen Ramos Arantes
     
Debora Taiane Oliveira Alves A poética da mulher prendada: prática artística como estratégia de agência feminina no espaço doméstico LOGO BDTD UFG
Fabiana Francisca Santos
     
Jocy Meneses dos Santos Junior Lutar contra certas imagens com a ajuda de outras imagens: homens, masculinidades e enfrentamento à violência de gênero LOGO BDTD UFG
Julia Moreira Guimarães Educação infantil e cultura visual nos documentos da Rede Municipal de Educação de Goiânia LOGO BDTD UFG
Julliana Rodrigues de Oliveira
     
Maykon Rodrigues dos Anjos
     
Rachel Cosme Silva dos Santos      
Rennan Pereira Queiroz Processos criativos na tatuagem: releituras da aurora pós-humana aplicadas a um flashbook de tatuagem enquanto prática artística LOGO BDTD UFG
Vanessa Silva Andrade      

 

 

 

ANO DE DEFESA: 2022
 
ALUNO TESE ARQUIVO BDTD UFG
Aia Oro Iara
Imagens da diferença e narrativas de si: tecendo pedagogias tiririqueiras e crioulas com um "quilomboindígena" LOGO BDTD UFG
Bruno de Abreu Mendonça Gamæstética: reflexões sobre games, arte, estética e processos criativos LOGO BDTD UFG
Emilliano Alves de Freitas Nogueira Ações poéticas urbanas: processos e práticas coletivas, artísticas e pedagógicas LOGO BDTD UFG
Fernanda Sousa Oliveira Nas tramas da colonialidade: a experiência de construção social do olhar de estudantes de Direito do Campus Goiás da Universidade Federal de Goiás em 2022 LOGO BDTD UFG
Guilherme Lima Bruno e Silveira Espaço Rompido: uma investigação poética dos processos de abstração nos quadrinhos ou por uma poética da opacidade LOGO BDTD UFG
Mirna Kambeba Omágua - Yetê Anaquiri Venho das águas: uma travessia autobiográfica nas culturas indígenas e formação docente LOGO BDTD UFG
Pedro Simon Gonçalves Araújo Mediações Entre Imagens do Corpo e da Cidade: Reflexões sobre práticas educativas no campo das artes LOGO BDTD UFG
Renato Cirino Machado Alves Pereira Bóra fazer filmes? Realização cinematográfica colaborativa em lugares de aprender LOGO BDTD UFG

 

ANO DE DEFESA: 2022
 
ALUNO DISSERTAÇÃO ARQUIVO BDTD UFG
Anna Carolina Mendes Ramos
A representação do (des)pertencimento no audiovisual: a noção de David Hummon aplicada à obra de David Lynch e à série Eles LOGO BDTD UFG
Carla Adelina Craveiro Silva Equivalências Fotográficas: a Rebusca do Ser de Maureen Bisilliat Ainda não disponível Ainda não disponível
Iana Francisca Quirino do Nascimento
Meu Desenho é feio! - As Páginas Amarrotadas do Caderno de Desenho e a Formação Doecente em Artes no Ensino Básico LOGO BDTD UFG
Janaina Pimenta Calixto Professora podemos dançar sobre isso? Experiências de uma artista-docente no Projeto Orlandança (2015-2020) LOGO BDTD UFG
Juliana Barbosa e Queiroz Empoderadas: o jogo como ferramenta de pedagogias culturais feministas e antirracistas LOGO BDTD UFG
Wagner Falcão Carlos Cozer bolos/Coser livros - Autopublicação de livros: ação pedagógica e artística na cidade de Goiás (GO) LOGO BDTD UFG

 

 

ANO DE DEFESA: 2021
ALUNO TESE  

ANTONIA CAMILA ALVES MOREIRA

MEDIAÇÕES URBANAS EM ROTAS AUTOBIOGRÁFICAS: PROCESSOS DE FORMAÇÃO EM ARTES A PARTIR DOS GRAFFITI DO  SELO COLETIVO (CE) E DAS MINAS DE MINAS CREW (MG)

CAROLINA BRANDÃO PIVA

(AS OUTRAS FAZEDORAS DE SENTIDO) IMAGINATURAS E VISUAISVIVÊNCIAS  DAS ARTISTAS DE GOIÁS

 

CLÍCIA TATIANA ALBERTO COELHO

"ÉGUA, NÃO, OLHA MEME...” CULTURA VISUAL E FORMAÇÃO DOCENTE NA AMAZÔNIA AMAPAENSE

JOÃO PAULO DE FREITAS

O EFEITO TERRORÍFICO NAS ARTES VISUAIS: O GROTESCO, MONSTRUOSO E O INFAMILIAR

LÉO PIMENTEL SOUTO

O ZINEIRO QUE SE EXPANDIU A ZINEASTA E TRANSGREDIU-SE COMO META-ARTISTA TRANSMÍDIA DA INCERTEZA

MÁRCIO MÁRIO DA PAIXÃO JÚNIOR

O RETRATO DO MAL: A ADAPTAÇÃO DA CLÁSSICA HISTÓRIA EM QUADRINHOS DE JAYME CORTEZ PARA ANIMAÇÃO

PATRÍCIA QUITERO ROSENZWEIG

PRINCESA, PRA QUÊ? PRINCESAS, PRA QUEM? REFLEXOS E REFLEXIVIDADES DA DISNEYZAÇÃO

ROSANE ANDRADE DE CARVALHO

DIAPORAMAS: UM ESTUDO CRÍTICO DE AUDIOVISUAIS NA ARTE BRASILEIRA (1972-1975)

 

ANO DE DEFESA: 2021

ALUNO

DISSERTAÇÃO

 

ALZIRA MARTINS PRADO

DO SABOR DO SABER ÀS MEMÓRIAS PARA O FUTURO

INGRID COSTA MOREIRA

ECONARRATIVAS VISUAIS: O DESPERTAR DE SI COMO NATUREZA

JORGE ALADIR DA CRUZ MALHEIROS

REPRESENTATIVIDADES E AUTO-REPRESENTAÇÃO NO ENSINO DE ART

JORGE APARECIDO CORDEIRO DE LIMA

A INVENÇÃO DO MITO: A CONSTRUÇÃO VISUAL DA IMAGEM DE JAIR BOLSONARO NA CAMPANHA PRESIDENCIAL DE 2018.

Divulgação não autorizada pelo autor

MARIANA MAGRI RODRIGUES

NARRATIVAS DO OLHAR: SUBJETIVIDADE NO REENCONTRO COM MINHAS IMAGENS E TRAJETÓRIA DE VIDA

 

MATHEUS EZEQUIEL DE OLIVEIRA MEIRELES 

UM ARTISTA NO PLANETÁRIO: PROCESSOS DE CRIAÇÃO E POÉTICAS ARTÍSTICAS NA INTERSECÇÃO ARTE E ASTRONOMIA

Divulgação não autorizada pelo autor

NARA MENDES MOREIRA

LEMBRAR, NARRAR E DESENHAR: ATRAVESSAMENTOS ENTRE CRIANÇAS E PESSOAS IDOSAS

PAULO LUCAS ARAÚJO LEBTAG

A PERSPECTIVA TEMPORAL NO PROJETO DE INTERFACES  GRÁFICAS

 

ANO DE DEFESA: 2020
ALUNO TESE  
JUÇARA DE SOUZA NASSAU SERES FANTÁS(MÁ)TICOS: A FOTOGRAFIA MÉDICA DE KONSTANTIN CHRISTOFF (1923-2011)  
NICOLAS ANDRES GUALTIERI DESIGN GRÁFICO, ARTES E CULTURA VISUAL: EXPERIÊNCIAS E ENTRECRUZAMENTOS METODOLÓGICOS
RONNE FRANKLIM CARVALHO DIAS O ENSINO DE DESENHO NO ÂMBITO CULTURAL E PROFISSIONAL NA AMAZÔNIA AMAPAENSE
 KARITA GARCIA SOARES OS FIGURINOS DE FLAVIO DE CARVALHO PARA CANGACEIRA (1954): DA CRIAÇÃO ARTÍSTICA AO PATRIMÔNIO CULTURAL

 

ANO DE DEFESA: 2020
ALUNO DISSERTAÇÃO  
ANDRÉA ALCÂNTARA ALMEIDA AMORIM RELAÇÕES DE PODER E DE GÊNERO NOS LIVROS
DIDÁTICOS DE ARTE DO ENSINO FUNDAMENTAL
CLAUDIO BATISTA DUTRA ANÁLISE E APLICAÇÃO DO QUADRINHO AUTORAL DE HORROR E TERROR: Uma construção de estilo híbrido a partir de influências de desenhos de quadrinhos espanhóis da década de 1970 e narrativa Gekigá
JANAYNA MEDEIROS PINTO SANTANA ANIMAÇÃO E DIVERSIDADE: GÊNERO TRANS E ARTE SUDACA – AQUARELANDO COM PIGMENTOS
NATURAIS PARA ALÉM DO AZUL E DO ROSA
LANA DE ARAÚJO GOMIDES “DEIXA MEU SANGUE ESCORRER”: COMO AS VISUALIDADES OPERAM SOBRE OS SENTIDOS DA MENSTRUAÇÃO?  

RAYANI RODRIGUES MELO

UM ESTUDO SOBRE A NUDEZ, PUDOR E EROTISMO ATRAVÉS DAS MULHERES DESNUDAS EM HENRIQUE ALVIM CORRÊA

 

 

ANO DE DEFESA: 2019
ALUNO TESE  
ADRIANE CAMILO COSTA O PROTAGONISMO DAS IMAGENS EM PROPOSTAS PEDAGÓGICAS
NA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL DE GOIÂNIA
 

BÁRBARA LYRA CHAVES

ENCONTROS COM A HISTÓRIA DA MODA: USO DE IMAGENS EM CONTEXTOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM

CAMILA MAISSUNE MARTINS ABRANCHES DE SOUSA ENTRE METÁFORAS E MATÉRIA.
ESTÉTICAS E POLÍTICAS DO OCEANO NA ARTE CONTEMPORÂNEA.
LÍGIA MARIA DE CARVALHO BANDEIRANTE BOCÓ: UMA AVENTURA QUADRINÍSTICA NAS TERRAS DOIS GOYAZES
MARIA FILOMENA GONCALVES GOUVEA TOMOSGRAVURA – O CORPO ENTRE A CIÊNCIA E A GRAVURA
PABLO FABIÃO LISBOA MUSEU 4.0: UM OLHAR MUSEOLÓGICO SOBRE AS PRÁTICAS MUSEAIS TECNOLÓGICAS CONTEMPORÂNEAS
PAULO PASSOS DE OLIVEIRA

JOSAFÁ DUARTE E O CINECORDEL: O CINEASTA CABRA DA PESTE CONTRA O DRAGÃO DE ROLIÚDI

PAULO SOARES AUGUSTO FOTOGRAFIA E VIOLÊNCIA: reflexões sobre corpos (in)dóceis
ROSÂNGELA SOARES CAMPOS UM MERGULHO NAS IMAGENS DO CORPO E DOS MAIÔS NA NATAÇÃO OLÍMPICA FEMININA BRASILEIRA (1932-2016)

 

ANO DE DEFESA: 2019
ALUNO DISSERTAÇÃO  

ALDA ALEXANDRE

PERCORRENDO TANGERINE: DISCURSOS E TERRITÓRIOS DA MEMÓRIA

ALLINY MAIA SIQUEIRA DE CARVALHO CABRAL

INDUMENTÁRIA E VISUALIDADE: MODOS DE VESTIR DE MULHERES KALUNGA SOB UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA (SÉCULOS XIX E XXI)

ANGÉLICA RODRIGUES LIMA

FUGAS, AFETOS E INSTABILIDADE: NARRATIVAS E REFLEXÕES SOBRE DESLOCAMENTOS E MIGRAÇÃO NO DEVIR DA FORMAÇÃO DOCENTE

BENEDITO FERREIRA DOS SANTOS NETO

TRÊS REFLEXÕES SOBRE A DIREÇÃO DE ARTE NO CINEMA BRASILEIRO

CRISTIANO LEMES CARVALHO

INSURGÊNCIAS E RESSURGÊNCIAS DO “POPULAR” NO TRAÇADO ERUDITO DA CIDADE PLANEJADA DE GOIÂNIA

DANIELA ALVES MARQUES

BURACO DE MINHOCA: UM MERGULHO NAS AFLUÊNCIAS VISUAIS DECADENTES DA HEROÍNA CHIQUE

DUSTAN OEVEN GONTIJO NEIVA

BONECOS QUE DANÇAM CATIRA: UMA PRODUÇÃO GOIANA EM ANIMAÇÃO STOP MOTION

FABIANA DE OLIVEIRA ASSIS

FAZER E RELATAR O PROCESSO: JOÃO MOREIRA SALLES E O DOCUMENTÁRIO BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO

FLÁVIO DE LIMA FERREIRA

DA CODORNA AO BACIÃO: A CONSTRUÇÃO DO GRAFITE EM GOIÂNIA/GO (2008-2018)

ILDA APARECIDA RIBEIRO DE SANTA FÉ

LADY VÍBORA - PROCESSOS DE CRIAÇÃO DE UMA PERSONAGEM
FICCIONAL AUTOBIOGRÁFICA

ITANDEHUY CASTAÑEDA DEMESA

ABORDAGENS DAS PRÁTICAS COMUNITÁRIAS EM ESPAÇOS PÚBLICOS POR MEIO DA POESIA TÊXTIL

HÉLIDA COSTA COELHO

IMAGENS DE VIOLÊNCIA COMO FETICHE NO CONTEXTO ESCOLA

KARYNA BARBOSA NOVAIS

EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL NO ENSINO DE ARTES VISUAIS

LUÍS AUGUSTO DE PAULA LACERDA PACHECO

EXPERIÊNCIA ESTÉTICA NO ENSINO MÉDIO: A PERFORMANCE, O CORPO E
O CONHECIMENTO SENSÍVEL

LUIZ CARLOS FERREIRA DA SILVA

PERFORMANCE CIBERGÓTICA: PROCESSO CRIATIVO DE FIGURINO PARA O POSTHUMAN TANTRA

WILDER FIORAMONTE

CIBERNÉTICA E INTERATIVIDADE: Conceitos, práticas e poéticas experimentais

 

ANO DE DEFESA: 2018
ALUNO TESE  

ALEXANDRE JOSÉ GUIMARÃES

 AVESSOS DA DOCÊNCIA EM ARTES VISUAIS

 
ADRIANA APARECIDA MENDONÇA

IMPRESSÕES:EXPERIMENTAÇÕES COM GRAVURA EM LIVROS DE ARTISTA E FANZINES

CARINA OCHI FLEXOR

DA ONTOLOGIA LIVRESCA À EXPERIÊNCIA DA LEITURA EM CONTEXTO DIGITAL: ENTRE A CONSONÂNCIA E O CONFLITO

JUAN SEBASTIÁN OSPINA ÁLVAREZ

CONVERSAÇÕES HIPERVISUAIS:
VAMOS FALAR SOBRE OLHARES MASCULINIZADOS?

PAUL CEZANNE SOUZA CARDOSO DE MORAIS VISÕES DA CAIXA DE PANDORA: FRICÇÕES ENTRE ARTISTA, INSTITUIÇÃO E PÚBLICO
MARCELO HENRIQUE DA COSTA

OLHARES MÓVEIS: NARRATIVAS AUDIOVISUAIS, APARATOS MÓVEIS E EXPERIÊNCIAS CARTOGRÁFICAS

MATHEUS MOURA SILVA

CARTOGRAFIAS DO INCONSCIENTE EM QUADRINHOS: AYAHUASCA, RESPIRAÇÃO HOLOTRÓPICA E SONHOS LÚCIDOS COMO PROCESSOS CRIATIVOS

 

 

 

ANO DE DEFESA: 2018
ALUNO DISSERTAÇÃO  

ANNA BEHATRIZ ALVES DE AZEVÊDO

REFLEXÕES SOBRE O ABSURDO – O CORPO-CABELO E SEUS OBJETOS DE (IN)DEFINIÇÃO

ALYSSON PLÍNIO ESTEVO

VIDEOCLIPE INTERATIVO “GEHENNOM”: A POÉTICA BLACK METAL DA BANDA LUXÚRIA DE LILLITH NO CONTEXTO DA ARTE

BRUNO EDUARDO MORAIS DE ARAUJO

CINEMA DE FICÇÃO CIENTÍFICA NA ESCOLA

CÁSSIA OLIVEIRA

CASA DE PEDRA: SABERES E NARRATIVAS

 

HÉLIO BATISTA DE OLIVEIRA JÚNIOR

(SANS)CORPS: POSSÍVEIS FUGAS IMAGÉTICAS DE PERFORMANCES
(IN)VISÍVEIS

HENRIQUE CAMARGO

POR UMA VISUALIDADE DO BALLET CLÁSSICO: ENTRECRUZAMENTOS ENTRE OS SENTIDOS DAS IMAGENS DO CORPO NA HISTORIOGRAFIA E NA PRÁTICA DO BALLET CLÁSSICO.

GLEDSON RODRIGUES DO NASCIMENTO MODOS DE VER A ICONOSFERA DA ARQUITETURA COLONIAL GOIANA: CULTURA VISUAL E PROCESSOS DE MEDIAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS
INDYANELLE MARÇAL GARCIA DI CALAÇA A INDUMENTÁRIA NO MUSEU GOIANO PROFESSOR ZOROASTRO ARTIAGA: VISUALIDADE E PATRIMÔNIO  

MAURÍCIO FERNANDO SCHNEIDER KIST

MONTEVIDEO, ¿QUÉ ES ESO EN LOS MUROS?

 

 

ANO DE DEFESA: 2017
ALUNO TESE  

ALDRIN VIANNA DE SANTANA

VISUALIZAÇÃO DE IMAGENS EM PÓS-ALTA-DEFINIÇÃO

FÁBIO PURPER MACHADO

 VIDEOHQESCULTURA: UMA POÉTICA NARRATIVA

GUILHERME MENDONÇA DE SOUZA

CINEMA IMERSIVO: NARRATIVIDADE CINEMATOGRÁFICA NA PERSPECTIVA DA REALIDADE VIRTUAL

IVAN CARLO ANDRADE DE OLIVEIRA

A FANTÁSTICA HISTÓRIA DE FRANCISCO IWERTEN: HIPER-REALIDADE E SIMULACRO NOS QUADRINHOS DO CAPITÃO GRALHA

OLIRA SARAIVA RODRIGUES

MUSEUS EM REDESENVOLVIMENTO?

TAMIRIS VAZ

APRENDIZAGENS EM DEVIR NA CIDADE: VISUALIDADES, EXCESSOS E NARRATIVAS COTIDIANAS

WAGNER BANDEIRA DA SILVA

PLANOS DA EXPERIÊNCIA
PERSPECTIVAS DA UX EM ABORDAGEM FENOMENOLÓGICA

 

ANO DE DEFESA: 2017
ALUNO DISSERTAÇÃO  
CARLA NASCIMENTO SANTOS COLABORAÇÕES:
PAISAGENS E CORPOS EM DESLOCAMENTO
ÉRICA CRISTIANE SARAIVA

VISUALIDADES DE LUIZA PRADO: POÉTICA DA EX-CENTRICIDADE

GUILHERME ARAÚJO CARDOSO TEIXEIRA GOIÂNIA DÉCO EM ANIMAÇÃO:
O AMOR ENTRE FORMAS GEOMÉTRICAS E CURVAS OUSADAS
ITAMAR PIRES RIBEIRO

UMA AURORA, UM CREPÚSCULO IMAGENS DA JUVENTUDE ESTUDANTIL DA UFG NO PERÍODO FINAL DA DITADURA MILITAR: UM JOGO DE PODERES?

KAROLINE ELIZA TESTONI GONÇALVES   A INVENÇÃO DE COCO CHANEL À LUZ DE MAN RAY: UM ESTUDO DE CULTURA VISUAL SOBRE A IMAGEM  

MARCELA ALEJANDRA BLANCO SPADARO

OCULTAMENTO/REVELAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE IMPACTOS E INTER-RELAÇÕES ENTRE SUJEITOS E DISPOSITIVO TECNOLÓGICO VISUAL DE VIGILÂNCIA EM ESPAÇO PRÉ-DETERMINADO  

MIRNA PATRÍCIA MARINHO DA SILVA

QUE MEMÓRIAS ME ATRAVESSAM?
MEU PERCURSO DE ESTUDANTE INDÍGENA

MONIQUE DE JESUS VIEIRA COELHO DOS SANTOS

GRUPO EMPREZA: PROCESSO DE CRIAÇÃO ARTÍSTICA EM COLETIVIDADE

NICOLAS ANDRES GUALTIERI

Experiências de Mediação com Artefatos Didáticos no
Contexto da Educação a Distância da Universidade Federal
de Goiás no Curso de Especialização África em Arte-Educação:
Construção de Objetos Pedagógicos.

RAFAELLA SUDARIO RIBEIRO

AS CAIXAS DE MEMÓRIAS DE MARILDA DE GODOI: ARQUIVO, VISUALIDADE DOS CORPOS E PODER (1889 - 1969) TESE DE DOUTORADO Goiânia  

SIMONE SIMÕES GOMES

GRAVURA E MEMÓRIA AFETIVA AS CAIXAS DO QUARTO DO FUNDO

 

TEREZA CRISTINA FARIA DALACORTE

PERCORRENDO O CONJUNTO DA OBRA DO ARTISTA TONY SMITH
ENTRE A DÉCADA DE 1960 À 1970

 

 

ANO DE DEFESA: 2016
ALUNO TESE  

Denise Bórgea Soares

LIBELLUS MARIA DO POTE

Flávio Gomes de Oliveira

VIDA DE BONECO: UM FILME PARA PENSAR A RESPEITO DO USO DE BONECOS EM PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS

Gabriela Ordones Penna

PRODUÇÕES DE SENTIDOS EM UM ARQUIVO PESSOAL: AS ILUSTRAÇÕES DE FIGURINOS DE ALCEU PENNA PARA O SHOW BRAZIL EXPORT (1972)

 

Lara Lima Satler                                                              

TRAMAS FORMATIVAS EM AUDIOVISUAL: A MINHA AÇÃO DOCENTE À LUZ DE EXPERIÊNCIAS AUDIOVISUAIS COLETIVAS

 

Lorena Pompei Abdala

IMAGENS DE AFETO: MODA COMO NARRATIVA DO COTIDIANO NA WEB  

Marcelo Rodrigues Souza Ribeiro

DO INIMAGINÁVEL: CINEMA, DIREITOS HUMANOS, COSMOPOÉTICAS

Rubens Pilegi Da Silva Sá

A ARTE COMO A GLÓRIA DE QUALQUER UM NO MUSEU DO MUNDO E A GRAVIDADE DO SILÊNCIO

Wolney Fernandes de Oliveira

SABERES-FAZERES CARTOGRAFADOS
À PARTIR DAS MEMÓRIAS DO MEU AVÔ

Vandimar Marques Damas

VERMELHO E NEGRO: BELEZA, SENTIMENTOS E PROTEÇÃO ENTRE OS TAPIRAPÉ

 

ANO DE DEFESA: 2016
ALUNO DISSERTAÇÃO  

Ana Paula Neres de Santana Bandeira

DIÁLOGOS ENTRE ACESSIBILIDADE E DESIGN UNIVERSAL

Antonia Camila Alves Moreira                         

O MUSEU NA ESCUTA. A EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES.                                 

 

Don Gomes Alves

SIMBIOSE: RELAÇÕES MÚTUAS ATRAVÉS DO FAZER ARTÍSTICO  

Elmira Vicente Inácio

TEIAS DE RECIPROCIDADE ENTRE EDUCADORES DE ARTES DE GOIÂNIA
E A COMUNIDADE DE RIBEIRÃO DE AREIA (MG)

Guilherme de Castro Duarte Martins

CARTOFONIAS: EXPEDIÇÕES AO TERRITÓRIO VOLÁTIL DOS SONS

 

Helder Amorim Silva Borges de Deus

IMAGEM GRAVADA: DAS MATRIZES DE PAPELÃO E COLA VINIL ÀS
IMPRESSÕES EM ENCAVO

Joao Batista Lemos Dos Santos Junior

VISIBILIDADES E VISUALIDADES DA VELHICE NA FOTOGRAFIA CONTEMPORÂNEA

Jordão França Barroso

WORK RIFT - RPG DE REALIDADE ALTERNATIVA PARA GERENCIAMENTO DE TAREFAS

 

José Antonio Loures Custódio

OITAVO DIA: A GAMEARTE NOS JOGOS DE TABULEIRO

Keila Alves da Silva

VESTÍGIOS HERDADOS: LEMBRANÇAS, RELAÇÕES FAMILIARES E PROCESSOS CRIATIVOS

 

Luciene Alves de Lacerda

O CORPO E A GRAVURA COMO CAMPOS POÉTICOS

Maria Antonia Rivera Jurado

 EXPERIÊNCIAS EM AÇÕES PROMOCIONAIS MEDIADAS TECNOLOGICAMENTE

Nayara Joyse Silva Monteles

ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE ARTES VISUAIS – MODALIDADE A DISTÂNCIA /UFMA E AS CIRCUNSTÂNCIAS DE CONFLITO E CONFRONTO

 


ANO DE DEFESA: 2015
ALUNO TESE  

 Aguinaldo Caiado de Castro Aquino Coelho

 OS SALÕES E O SISTEMA DA ARTE - OS SALÕES DA CAIXEGO NOS ANOS 1970

 

ARMANDO DE AGUIAR GUEDES COELHO

O MERCADO DE ARTE GOIANO E O ARTISTA COMO
SER SOCIAL

Aline Nunes da Rosa

SOBRE MUDAR DE PAISAGENS, SOBRE MIRAR COM OUTROS OLHOS – NARRATIVAS A PARTIR DE DESLOCAMENTOS TERRITORIAIS

 

Cláudio Aleixo Rocha

O VIRTUAL NA CONCEPÇÃO DE ANIMAÇÃO
INTERATIVA NA REDE INTERNET

Déborah Rodrigues Borges

CIRCUITOS SOCIAIS DA FOTOGRAFIA VOTIVA EM TRINDADE (GO): CAMINHOS PARA UMA REFLEXÃO SOBRE A FOTOGRAFIA POPULAR

Juzelia de Moraes Silveira                                                                

 AO SABOR DAS NARRATIVAS – SUJEITOS, COTIDIANO E PRÁTICAS DE
COZINHA

 

Luiz Carlos Pinheiro Ferreira

 MO(VI)MENTOS AUTOBIOGRÁFICOS: HISTORIANDO FRAGMENTOS NARRATIVOS DE EXPERIÊNCIAS DE VIDA DOCENTE E DISCENTE EM ARTES VISUAIS

 

Pablo Petit Passos Sérvio 

IMAGENS DE PUBLICIDADE E ENSINO DE ARTE: REFLEXÕES PARA UMA EDUCAÇÃO DA CULTURA VISUAL 

 

 Valéria Fabiane Braga Ferreira Cabral

AÇÕES EDUCATIVAS E POÉTICAS VISUAIS CONTEMPORÂNEAS: EXPERIÊNCIAS E DIÁLOGOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS DE ARTES VISUAIS NA MODALIDADE À DISTÂNCIA

 
ANO DE DEFESA: 2015
ALUNO DISSERTAÇÃO  

Andréa Karla da Cunha

FARDAS BRANCAS NA ARENA: UM ESTUDO INTERDISCIPLINAR DO UNIFORME HISTÓRICO DOS DRAGÕES DA INDEPENDÊNCIA SOB A LUZ DA CULTURA VISUAL.

 

Aissi Kárita da Silva

FAZENDO NINHOS NA ESCOLA

Aline Souza Hardman                                                                                                 

PENCAS DE BALANGANDÃS: CONSTRUÇÃO HISTÓRICA, VISUAL E SOCIAL DAS "CRIOULAS" NO SÉCULO XIX

 

 Ana Carolina de Santana Custódio 

VESTIR E MARCAR: A CONSTRUÇÃO VISUAL DA VESTIMENTA DAS MULHERES ESCRAVIZADAS NO BRASIL IMPERIAL – SÉCULO XIX 

Camila Maissune Martins Abranches de Sousa

FOTOGRAFIA CONTEMPORÂNEA DE PRISÃO Corpos, dores e afetos

Christiane Cavalcante Frauzino

VULTOS DE VESTÍGIOS A POÉTICA DE UMA LEMBRANÇA

 

Edith Lotufo

MEMÓRIAS DE UMA EXPERIÊNCIA INTERCULTURAL EM TORNO DO ARTESANATO DE
PORTO NACIONAL, TOCANTINS ENTRE 1975 E 1981

Frederico Carvalho Felipe

O INFERNO É AQUI: A ESTÉTICA GROTESCA DA BANDA CICUTA E A REPRESENTAÇÃO POÉTICA TRANSMIDIÁTICA NA OBRA VIVER ATÉ MORRER

Gabriela Silva Domiciano

COMER COM OS OLHOS: DIÁLOGOS POSSÍVEIS ENTRE VISÃO E PALADAR

Hugo Cardoso Brandão Peixoto                  

WEBDOCUMENTÁRIO: A REPRESENTAÇÃO DA ÓTICA DOCUMENTAL NO CIBERESPAÇO

Iuri Araújo Cardoso Teixeira

BATALHA DAS MÁSCARAS: ANIMAÇÃO EXPERIMENTAL DIGITAL BASEADA NAS CAVALHADAS DE PIRENÓPOLIS

Pedro Simon Gonçalves Araújo

CORPOS EM MOVIMENTO A PARTIR DO OLHAR DE PINA BAUSCH – CONSTRUINDO MODOS DE DANÇAR

Veramar Gomes Martins

[ENTRE] MUNDOS: UMA NARRATIVA FICCIONAL TRANSMÍDIA

Veronica del Pilar Noriega Esquives

SER GRAVADO, SER IMPRESSIONADO: O SUPORTE DOS AFETOS

 

ANO DE DEFESA: 2014
ALUNO TESE  

 Julio Cesar dos Santos

“... SE EU FOSSE UMA FLOR...” - O CINEMA COMO DISPOSITIVO TECNOPOÉTICO PRODUZINDO SIMBÓLICOS IDENTITÁRIOS DE UMA MULHER NEGRA

 

 Luciana Borre Nunes

SE A PROVA FOSSE SOBRE OS REBELDES EU IA TIRAR 10!” CULTURAS VISUAIS TRAMANDO MASCULINIDADES NA ESCOLA

 

 Odailso Sinvaldo Berté

CORPOS SE (MO)VENDO COM IMAGENS E AFETOS: DANÇA E PEDAGOGIAS CULTURAIS

 
ANO DE DEFESA: 2014
ALUNO DISSERTAÇÃO  

Alana Borges Neves Oliveira

ACQUA LUMENS: LUZ, MOVIMENTO, ARTE E TECNOLOGIA

 

 Alex Mateus Santos de Oliveira

UMA REFLEXÃO SOBRE QUESTÕES DE GÊNERO EM UMA ESCOLA PÚBLICA NA CIDADE DE GOIÂNIA ATRAVÉS DA PERSONAGEM DAWN DAVENPORT EM DUAS CENAS DO FILME PROBLEMAS FEMININOS

 

 Audnã Abreu Silva

EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA: IMAGENS ELETRÔNICAS NA ESCOLA 

 

 Bruno de Abreu Mendonça

DO GAME À ARTE: PROCESSO CRIATIVO EM GAMEARTE

 

 Dânia Soldera

FOTOGRAFIA: CONVERSA COM IMAGENS, ENTRE A LUZ E AS TREVAS

 Eduardo Araújo de Ávila

GRAVOBRADURAS: PROCESSOS DE IMPRESSÃO E OBJETOS DE ESTRUTURA DOBRADA

 

 Elizabete Figueiredo Palma

“INTERCÂMBIO DE IDEIAS E DE EXPERIÊNCIAS NO CURSO DE ARTES
VISUAIS/EAD NA UNIMONTES”

 Eny Arruda Barbosa

A OBRA DE WALMIR ALEXANDRE NA SÉRIE MENINAS DE MINAS: INVESTIGAÇÃO DO PROCESSO DE PRODUÇÃO DE ESCULTURAS EM CERÂMICA

 Fátima Raquel Ferreira Costa

“GIBIS”: UM OLHAR PEDAGÓGICO SOBRE OS LIVROS DE ARTISTA DE RAYMUNDO COLARES

 
 Hélio Renato Silva Brantes 

DA TELA DE ALGODÃO ÀS TELAS VIRTUAIS: O ARTISTA PLÁSTICO E AS POSSIBILIDADES DO DIGITAL

 
Heloisa de Lourdes Veloso Dumont

ENTRE CEGOS E PERDIDOS: HIBRIDISMOS E APROPRIAÇÕES NA "VIA SACRA" DE KONSTANTIN CHRISTOFF (1923-2011)

 Juçara de Souza Nassau

ÁLBUM DE MONTES CLAROS (1927). ESTUDO CRÍTICO A PARTIR DAS FOTOGRAFIAS DE SERAFIM FACELLA (1927-1939)

 
 Kárita Gonzaga de Oliveira Arcanjo

JO SPENCE E HANNAH WILKE: NARRATIVAS DA DOR
GOIANIA

 Maria Cláudia Reis Silva

A FOTOMONTAGEM NO BRASIL: UM ESTUDO DAS OBRAS DE ATHOS BULCÃO (1952-1956)

 Nilza Eliane Afonso de Souza Quintiliano

IMPRESSÕES: UM OLHAR POÉTICO SOBRE MONTES CLAROS 

 Paul Cezanne Souza Cardoso De Moraes

INTERVENÇÕES CLANDESTINAS

 Pablo de Regino Araújo Pinto

GÊNESE E INDETERMINAÇÃO POÉTICA EM MÍDIA INTERATIVA

NA INSTALAÇÃO SOBREVOOS

 

 Rafael Mendonça Lisita Pinto

A POÉTICA DOS ESTRANHOS NO VIDEOCLIPE “ELECTRIC GUITAR” A PARTIR DOS DISCURSOS VIDEOGRÁFICOS DE LADY GAGA

 Régis Puppim

O LEGADO DA INDUMENTÁRIA ASTECA E MAIA: UM ESTUDO CULTURAL

 Roberta Letícia Pereira Marques

CORPO DESEDUCADO: GÊNERO, PERFORMANCE E POLÍTICA DO CORPO EM POÉTICAS VISUAIS

 Suely Lopes de Queiroz Ferreira

TRAJES DE FESTA: UM ESTUDO DO FIGURINO DO MESTRE DE CATOPÊS JOÃO FARIAS, DE MONTES CLAROS- MG

 

 Thais Rodrigues Oliveira

ESCUTA VIBRÁTIL

 Wilson Leite de Moraes

VIDEO MAPPING: INQUIETAÇÕES PARA UMA POÉTICA.

 
ANO DE DEFESA: 2013
ALUNO DISSERTAÇÃO  

Ana Paola dos Reis

SENTIDOS DESENHADOS NO INTANGÍVEL: UM OLHAR SOBRE ILUSTRAÇÃO DE MODA E VISUALIDADES

Bárbara Lyra Chaves

ATRAPALHANDO AS SIGNIFICÂNCIAS: O PERSONAL STYLING NA CONTEMPORANEIDADE

Célia Mari Gondo

MATRIZES DE PLÁSTICO - INVERSÕES & REFLEXÕES

Daniella Medeiros Moreira Rocha

A PIONEIRA ARQUITETURA DOS HOTÉIS
ART DÉCO DE GOIÂNIA – DÉCADAS DE 1930 e 1950

Dilma Marques Silveira Klem

EXPERIÊNCIAS ESTÉTICAS E COGNITIVAS MEDIADAS POR IMAGENS DIGITAIS

 

Edson Ferreira De Freitas Junior

DIANTE DA DOR DOS OUTROS: O CONCEITO DE DOCUMENTO NA FOTOGRAFIA FORENSE

Fernanda Machado de Souza

WEB ARTE, EXPERIÊNCIAS COLABORATIVAS E O DESENVOLVIMENTO DA HQTRÔNICA INTERMINATUM

Flávia Christina Leite Brandão

CINEMA E ANIMAÇÃO: POÉTICAS DE UMA VIVÊNCIA

Ilíada Damasceno Pereira

HIBRIDISMOS E MESCLAS CULTURAIS NA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES E SUBJETIVIDADES EM CAMPEONATOS DE COSPLAY

Isabela Veiga Oliveira

A REPRESENTAÇÃO BRASILEIRA NO CINEMA DE ANIMAÇÃO NACIONAL, IDENTIDADE,MERCADO CINEMATOGRÁFICO E PRÁTICA ARTÍSTICA

 

Júlia Mariano Ferreira

"TIA, ME ENSINA A TIRAR FOTO?" SABERES PARTILHADOS, VISÕES PLURAIS DE UM ASSENTAMENTO RURAL

Kárita Garcia Soares

FIGURINO FORA DE CENA: UM ESTUDO SOBRE A CONSTITUIÇÃO DE ACERVOS DE FIGURINOS TEATRAIS - (resumo)

Marcelo Forte

ATRAVESSANDO TERRITÓRIOS: FAZENDO-SE DOCENTE-ARTISTA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO

Mariana Capeletti Calaça

PINHOLE REVISITADA: MANIFESTAÇÕES NEOPICTORIALISTAS NA FOTOGRAFIA CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA

Matheus Moura Silva

PROCESSOS CRIATIVOS DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS POÉTICO-FILOSÓFICAS: INVESTIGAÇÃO TEÓRICA E PRODUÇÃO POÉTICA

Renato Cirino Machado Alves Pereira

BRINCA COMIGO: OS SUJEITOS IMAGÉTICOS E SUAS SENSIBILIDADES PROJETADAS

Virgínia Perini Peralta Cunha

COTIDIANO, IMAGEM E EXPERIÊNCIA - UMA NARRATIVA ESCOLAR CONTEMPORÂNEA

Wladimir Silva Machado

DO PODRINHO AO VINTAGE: A VISUALIDADE NOS BLOGS DE MODA E A PUBLICIDADE EM IMAGENS DE LOOK DO DIA

ANO DE DEFESA: 2012
ALUNO DISSERTAÇÃO  

Aline Oliveira Temerloglou Monteiro

PARA ALÉM DO “TRAJE DE CRIOULA”: UM ESTUDO SOBRE MATERIALIDADE E VISUALIDADE EM SAIAS ESTAMPADAS DA BAHIA OITOCENTISTA

Allex Rodrigo Medrado Araújo

ENTRE ARTISTAS, CINEASTAS E SUJEITOS DESVIANTES, A QUESTÃO DO OLHAR EDUCADO

Aurisberg Leite Matutino

CAMINHOS PARA VER, SE VER E SER VISTO: O GRUPO DE TEATRO VENVÊ PARANGOLÉ


Carina Luisa Ochi Flexor

APPBOOK RAÍZES: BIBLIOGÊNESE E DEVIR LIVRO

Glayce Rocha Santos Coimbra

A MORTE SEVERINA EM CÂNDIDO PORTINARI E EM JOÃO CABRAL DE MELO NETO

Guilherme Mendonça de Souza

CINEMA EXPANDIDO: UMA PERSPECTIVA INTERMIDIÁTICA

Humberto Pinheiro Lopes

CHAFURDOS DAS CÓPIAS: HISTÓRIAS DA MODA COM BANDIDOS E MOCINHAS, NOBRES E PLEBEUS

Jordana Inácio de Almeida Prado

HQTRÔNICAS E REALIDADE AUMENTADA (RA): novas potencialidades narrativas

Luciana Miranda de Carvalho

ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE UMA NARRATIVA FÍLMICA A PARTIR DO DISCURSO FOTOGRÁFICO: CHRIS MARKER COMO REFERENCIAL.

Maurício Remígio Viana

DESAPROPRIANDO O CURRÍCULO: IMAGEM, PRÁTICA EDUCATIVA E EXPERIÊNCIA VIVIDA NO MOVIMENTO ANARCOPUNK

Pollyanna de Oliveira Brito Melo

RESIGNIFICANDO IDENTIDADES CULTURAIS: A RELAÇÃO DA COMUNIDADE DE SERRANÓPOLIS COM AS IMAGENS RUPESTRES DA POUSADA DAS ARARAS

Renato Fonseca Ferreira

JORGE BRAGA E MARIOSAN: UMA ANÁLISE DAS CHARGES POLÍTICAS PUBLICADAS NO JORNAL O POPULAR EM GOIÂNIA (2008-2009)

Rogério Justino Flori

SEMEANDO MODOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MODA - EXPERIÊNCIAS DE ESTÁGIO COMO QUESTÃO

Tales Gubes Vaz

PEDAGOGIA QUEER, CULTURA VISUAL E DISCURSOS SOBRE (HOMO)SEXUALIDADES EM DOIS CURSOS DE EXTENSÃO ONLINE

Vinícius Borges Figueiredo

DIÁRIO DE LUTO: POÉTICAS DA MEMÓRIA

Vinicios Kabral Ribeiro

ENGORDURANDO O MUNDO: O CORPO DE FERNANDA MAGALHÃES E AS POÉTICAS DA TRANSGRESSÃO

ANO DE DEFESA: 2011
ALUNO DISSERTAÇÃO  

Alexandre Guimarães

ESCOLAS FLUTUANTES, SUJEITOS TRANSAPRENDENTES

Ana Paula Vilela Soares

NARRATIVAS DE MODA: ENTRE AS RENDAS DE UM TURISTA APRENDIZ E OS AVESSOS DE RIOBALDO.

Cláudio Aleixo Rocha

GÊNESE, DESENVOLVIMENTO E PROSPECÇÕES DA ANIMAÇÃO INTERATIVA AMBIENTADA NA INTERNET

Gabriel Lyra Chaves

NARRAGONIA 3.0 Ficção Científica e Tecnognose em Experimentações Narrativas Gráficas

Genilda Alexandria

NARRATIVAS DE PATRIMÔNIO E PERCEPÇÕES CULTURAIS SOB A ÓTICA DA CULTURA VISUAL

Gildo Pereira Teixeira

DESDOBRAMENTOS DA ESCULTURA MODERNA EM GOIÂNIA A PARTIR DAS OBRAS DE GUSTAV RITTER: INFLUÊNCIAS E CONTEXTOS COM A ESCULTURA ABSTRATA (1950-1970)

Luciana Hidemi Santana Nomura

BIOARTE BRASILEIRA E VIDA ARTIFICIAL: INVESTIGAÇÃO TEÓRICA E PRÁTICA ARTÍSTICA

Mário Mendes Cavalcante

ULISSES ENTRE AS ARTES VISUAIS E A LITERATURA. UM ESTUDO DE OBRAS DE JOSÉ ROBERTO AGUILAR E LENIR DE MIRANDA

Maristela Abadia Fernandes Novaes

CAMINHO DAS PEDRAS: UMA RESSIGNIFICAÇÃO DO OLHAR E DA EXPERIÊNCIA NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE ROUPAS

Marla Cardoso Oliveira Cunha

“VOU TE CONTAR UMA HISTÓRIA!” ESTUDO A PARTIR DO FILME SIMEÃO, O BOÊMIO, DE JOÃO BENNIO

Pablo Petit Passos Sérvio

BIRDMAN, EDUCAÇÃO DA CULTURA VISUAL E DIFERENÇA CULTURAL

Rafael Castanheira Pedroso de Moraes

VISUALIDADES AMAZÔNICAS: A FOTOGRAFIA ENTRE O DOCUMENTO E A EXPRESSÃO

Silvia Carla Marques Costa

SER PROFESSOR/A: UM ESTUDO DE REPRESENTAÇÕES ORAIS E VISUAIS DE UM GRUPO DE LICENCIADOS DA UNIFAP

Vandimar Marques Damas

“EU JÁ ME TORNEI IMAGEM ”: A RELAÇÃO DO VÍDEO E A FOTOGRAFIA COM O XAMANISMO, CANIBALISMO E FEITIÇARIA

ANO DE DEFESA: 2010
ALUNO DISSERTAÇÃO  

Bruno Galiza Gama Lyra

VIDEOGAMES E INTERFACES: REPRESENTAÇÃO E EXPERIÊNCIA

Douglas da Silva Barbosa

A ENUNCIAÇÃO E A REFLEXIVIDADE NO CINEMA DOCUMENTÁRIO: APROXIMAÇÕES TEÓRICAS, FILMOGRÁFICAS E UMA REALIZAÇÃO

Flávio Gomes de Oliveira

PANORAMA E PROPOSIÇÕES DA ANIMAÇÃO EM STOP MOTION

Getúlio Corrêa Chartier

MEMÓRIAS DO BRINCAR E CONSTRUÇÃO DE SUBJETIVIDADES: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNAS DE UM CURSO DE MAGISTÉRIO

Jordana Falcão Tavares

CONSTRUÇÕES, DESCONSTRUÇÕES E RECONSTRUÇÕES: HISTÓRIAS DO GRAFITE GOIANIENSE CONTEMPORÂNEO

José Antônio Gomes de Souza

TRANÇAR COM AS MÃOS E TRAMAR COM OS OLHOS: UM TESTEMUNHO DA ARTE GOIANA

Laila Beatriz da Rocha Loddi

CASA DE BRICOLADOR(A): CARTOGRAFIAS DE BRICOLAGENS

Leandro Bezerra Cunha

CINEMA DE ÍNDIO: ASPECTOS DA PRODUÇÃO AUDIOVISUAL KUIKURO

Lorena Pompei Abdala

ESTÉTICAS DA EXISTÊNCIA: A MODA NOS FESTIVAIS DE ROCK (GOIÂNIA NOISE FESTIVAL E LOLLAPALOOZA MUSIC FESTIVAL – 2008/2009)

Luciana Vasconcelos Macêdo

A ÚLTIMA PRINCESA - PENSANDO A ILUSTRAÇÃO DO LIVRO INFANTIL: UMA PRODUÇÃO EM GRAVURA

Maria Madalena Roberto Cabral

ARTE PÚBLICA: SUA FUNÇÃO E SIGNIFICADO NO ESPAÇO URBANO DE GOIÂNIA

Noeli Batista dos Santos

IMAGENS TÉCNICAS E O ENSINO DE ARTE — UM JOGO ANTROPOFÁGICO

Galo Raúl Yépez Collantes [Yepo]

OS SEGREDOS VISÍVEIS DA CIDADE: A EFEMERIDADE DA LUZ E DA SOMBRA NA LINGUAGEM FOTOGRÁFICA

Ronne Franklim Carvalho Dias

MAZAGÃO VELHO: IMAGEM-MUNDO DE UMA FESTA, UM BAILE E SUAS MÁSCARAS

Rosilandes Cândida Martins

DESAFIANDO TEREZAS E BORDANDO BICUDAS - A MENINA NO QUINTAL E AS DOBRAS DO SEU BORNAL

Sejana de Pina Jayme

VESTIDOS DE FAMÍLIA: VISUALIDADE E SENTIDOS

Selma Rodrigues Parreira

LEMBRANÇAS AZUIS E UM RIO VERMELHO

Vânia Olária

ARTE/ VIDA/TRABALHO E EXPERIÊNCIA DOCENTE: PRODUÇÃO DE SENTIDOS DE HIPHOPPERS DA VILA PEDROSO

Vanderlei Cassiano Lopes Júnior

INTERFACES GRÁFICAS, SITES SOCIAIS E ENCANTAMENTO: PROPOSTA PARA IMPLEMENTAÇÃO DE JOGO ELETRÔNICO A PARTIR DO SITE TWITTER

ANO DE DEFESA: 2009
ALUNO DISSERTAÇÃO  

Adriane Camilo Costa

O CINEMA COMO MEDIADOR NA EDUCAÇÃO PARA A CULTURA VISUAL

Aline Soares Lima

QUEM SOU EU AUTORREPRESENTAÇÕES DE TRAVESTIS NO ORKUT

Armando de Aguiar Guedes Coelho

CARLOS SENA: A TRAJETÓRIA DE UM ARTISTA NA ARTE GOIANA (1980-1989)

Fabiana Alzira Ramos Nascimento

ESEFFEGO: IMAGENS DO PIONEIRISMO DA EDUCAÇÃO FíSICA EM GOIÂNIA

Gisele Costa Ferreira da Silva

LIVROS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE ARTE: DIÁLOGOS, PRÁTICAS E (DES)CAMINHOS

Juscelina Bárbara Anjos Matos

COSTURANDO MODA: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS VESTIMENTARES FEMININAS EM VITÓRIA DA CONQUISTA – BA (1950 – 1965)

Kelly Bianca Clifford Valença

ARTE CONTEMPORÂNEA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM ESTUDO COM ALUNOS DA LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS DA UFG

Lídia Lobato Leal

MARACÁ E CUNANI: IMAGENS INSTITUCIONAIS PARA O AMAPÁ

Lívia Santos Brisolla

PRÁTICA REFLEXIVA E TRABALHO PEDAGÓGICO: ENTRE CONTORNOS E SOMBRAS DE UM LIVRO DIDÁTICO DE ARTE

Lúcia Bertazzo

O ATIVISMO AMBIENTAL NAS AÇÕES E INSTALAÇÕES DE SIRON FRANCO, 1986 - 2008: A ARTE COMO ESTRATÉGIA DE DIVULGAÇÃO

Leonardo Eloi Soares de Carvalho

DUALIDADES: SOBRE PERMANÊNCIAS E IMPERTINÊNCIAS UM ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO DO CIBERESPAÇO

Marcilon Almeida de Melo

PROJETO GRÁFICO PARA AMBIENTES COMPUTACIONAIS: INVESTIGAÇÃO E PROPOSTA.

Renata Ferreira Dos Santos Prudente

A MODA ANTES DOS SHOPPINGS EM GOIÂNIA: A BUTIQUE CASEIRA E O GLAMOUR DA GALERIA

Rogéria Eler Silva

IMAGENS DE NARCISOS NAS PRATELEIRAS DO ORKUT

Wolney Fernandes de Oliveira

HISTÓRIAS COM DONA PRIZULINA DA BEIRA DO FOGÃO À CULTURA VISUAL

ANO DE DEFESA: 2008
ALUNO DISSERTAÇÃO  

Adriana Aparecida Mendonça

LARÓYÈ: EXU NA OBRA DE MARIO CRAVO NETO

Alana Morais Abreu e Silva

A TRANSPARÊNCIA E O PROCESSO DE CRIAÇÃO EM GRAVURA PRODUÇÕES EXPERIMENTAIS

Alexandre Adalberto Pereira

O DESENHO PEDAGÓGICO E AS POSIÇÕES DE SUJEITO EM ESCOLA RIBEIRINHA DE MACAPÁ

Carla Gioconda Alves Pinto

VISUALIDADES EDUCACIONAIS: IMAGEM, CULTURA VISUAL E TRABALHO PEDAGÓGICO

Déborah Rodrigues Borges

REGISTROS DE MEMÓRIA EM IMAGENS: USOS E FUNÇÕES DA FOTOGRAFIA MORTUÁRIA EM CONTEXTO FAMILIAR NA CIDADE DE BELA VISTA DE GOIÁS (1920 - 1960)

Gildésio Bomfim de Oliveira

A CIÊNCIA NO JORNAL NACIONAL: ENTRE O FATO E A FICÇÃO

Halima Alves de Lima Elusta

VISITA AO MUSEU DE PEDRA: ARTE NO CEMITÉRIO DA SAUDADE DE CAMPINAS – SP (1881 –1950)

Ivaina de Fátima Oliveira

A (IN)VISIBILIDADE DA CULTURA NEGRA AFRICANA NO ENSINO DE ARTES VISUAIS

Laudemiro Roriz Júnior

A INFLUÊNCIA DA VOLUMETRIA ARQUITETÔNICA NO DESIGN DE MOBILIÁRIO CONTEMPORÂNEO (ESTUDO DE CASO: O TRABALHO DE AUGUSTO THOMÉ).

Luciana de Maya Ricardo

TESSITURAS DE IDENTIDADES: O PODER EM SUAS MÃOS

Manoela dos Anjos Afonso

BRASÍLIA GRAVADA

Naira Rosana Dias da Silva

REPRESENTAÇÃO DO ELEMENTO NARRATIVO MULHER FATAL: CONSTRUÇÃO DAS PERSONAGENS ZAHARA E JUAN NO FILME MÁ EDUCAÇÃO, DO CINEASTA ESPANHOL PEDRO ALMODÓVAR

Najla Fouad Saghié

O ENSINO / APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA NA PERSPECTIVA DA CULTURA VISUAL

Patrícia Quitero Rosenzweig

PERSONALIDADES CONSTRUÍDAS A LINGUAGEM AUDIOVISUAL E O PODER CRIADOR DA CÂMERA NA FORMAÇÃO DA IMAGEM PÚBLICA

Rafaela Felipe Asmar

PRODUZINDO IMAGENS E DESEJOS: UMA ANÁLISE DO PAPEL DO STYLIST NA SEDUÇÃO EXERCIDA POR EDITORIAIS DE MODA PUBLICADOS PELA MÍDIA IMPRESSA BRASILEIRA

Raquel Mendes de Melo

A ESPADA ERA A LEI: VISUALIDADES DA PRÁXIS PEDAGÓGICA

Rosane Andrade de Carvalho

PAULO FOGAÇA: O ARTISTA E SEU TEMPO

Shirley Elias Vilela

A PRECOCIDADE DO VAZIO (Barbie, tudo que você quer ser!)

ANO DE DEFESA: 2007
ALUNO DISSERTAÇÃO  

Adair Marques Filho

ARTE E COTIDIANO: EXPERIÊNCIA HOMOSSEXUAL, TEORIA QUEER E EDUCAÇÃO

Ana Rita Vidica Fernandes

CLUBE DA OBJETIVA (1970-1989): UM FOTOCLUBE NO CENTRAL DO BRASIL

Angela Batista Rosa Mendes

HISTÓRIAS SOBRE O FUTURO: VISUALIDADES PRODUZIDAS POR ADOLESCENTES A PARTIR DE FILMES DE FICÇÃO CIENTÍFICA

Daniela de Oliveira

VISUALIDADES EM FOCO: CONEXÕES ENTRE A CULTURA VISUAL E O VALE DO AMANHECER

Henrique Lima Assis

OUTROS MODOS DE VER: IMAGENS CINEMATOGRÁFICAS NO ENSINO DE ARTES VISUAIS

Lavínnia Seabra Gomes

A MATRIZ DE GRAVURA COMO ELEMENTO DE MODA

Letícia Segurado Côrtes

IMAGENS DE MULHER – A FOTOGRAFIA NA ARTE CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA

Marcelo Henrique da Costa

GOIÂNIA: MITO OU MODERNIDADE? UM OLHAR PUBLICITÁRIO SOBRE A IDENTIDADE DA CIDADE

Miguel Luiz Ambrizzi

CAMINHOS CRUZADOS ARTISTAS ENTRE VIAGENS, OLHARES E TEMPOS: ARTE E CIÊNCIA NA EXPEDIÇÃO LANGSDORFF - SÉCULOS XIX E XX

Sérgio Antônio Penna de Moraes

GRAVURAS COM USO DE COMPUTAÇÃO GRÁFICA: UM PROCESSO PESSOAL DE CRIAÇÃO, AUTOCONHECIMENTO E TRANSFORMAÇÃO

Vivianne Cabral e Silva

CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE DE MARCA, FOTOGRAFIA DE MODA E EROTISMO: AS CAMPANHAS SISLEY

ANO DE DEFESA: 2006
ALUNO DISSERTAÇÃO  

Danielly Amatte

ENTRE EVAS E HUMANOS

Fábio Ferreira de Lima

SENTIDOS FLUIDOS: UMA ABORDAGEM SEMIÓTICA DOS VIDEOCLIPES DE CHRIS CUNNINGHAM

Lílian Ucker

ESPAÇOS REAIS E IMAGINADOS: UM ESTUDO DE DESENHOS DE ALUNOS EM ESCOLAS PÚBLICAS DE GOIÂNIA

Márcia Regina Santos Brisolla

REPRESENTAÇÃO DA MULHER NA CAMPANHA PELA REAL BELEZA DOVE: UM ESTUDO DOS PROCESSOS DE SIGNIFICAÇÃO EM MENSAGENS PUBLICITÁRIAS

Mônica Mitchell de Morais Braga

REPRESENTAÇÕES DO TRABALHADOR NO MODERNISMO BRASILEIRO DOS ANOS 30 E 40: UM PROJETO DE TRABALHO EM ENSINO DE ARTE

Naia Medianeira Msserlian La-Bella

ARTE E MODA: ESPAÇOS DE CONJUNÇÃO

Nancy de Melo Batista Pereira

A GRAVURA COMO POÉTICA ATUAL E ALGUNS PARADIGMAS DE UMA VELHA TECNOLOGIA: UMA PRODUÇÃO DE GRAVURA EM METAL

Rafael Alves Pinto Júnior

OS AZULEJOS DE PORTINARI COMO ELEMENTOS VISUAIS DA ARQUITETURA MODERNISTA NO BRASIL

Valéria Fabiane Braga Ferreira

IMAGEM E ARTE NA EDUCAÇÃO DE ADULTOS: VER, FAZER, FALAR E REFLETIR NUM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

ANO DE DEFESA: 2005
ALUNO DISSERTAÇÃO  

Ana Lucia Siqueira de Oliveira Nunes

FESTAS E CELEBRAÇÕES: UM ESTUDO SOBRE VISUALIDADES DA ESCOLA

Andréa Carla de Miranda Pita

(BOD)-Y-STERIA: PERFORMANCE, VÍDEO-PERFORMANCE E CORPO HISTÉRICO

Cintia Guimaraes Santos Sousa

DOS TRAJETOS AOS LUGARES PARA REPOUSO DO CORPO

Júlio César Machado Ghiorzi

PINTURAS GÊMEAS PINTURA, IMPRESSÃO, PINTURA

Lara Moreira Alves

OS SIGNIFICADOS DE BRASILIA NA OBRA DO ARTISTA MILTON RIBEIRO

Ludimilla Justino de Melo Vaz

MEMÓRIA DA PEDRA TALHADA ARTE RUPESTRE EM NIQUELÂNDIA - GO

Maria Cecilia Fittipaldi Vessani

OBJETOS PLUMÁRIOS NA ARTE CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA

Sálvio Juliano Peixoto Farias

GALERIA ABERTA: UMA HISTÓRIA POR MÚLTIPLOS ATORES

Vanessa Tavares da Silva

LIVRO: FRAGMENTO, COTIDIANIDADE E INTERSTÍCIO