Weby shortcut
Link Twitter

Áreas de concentração e linhas de pesquisa

Atualizado em 09/01/20 17:04.

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado e Doutorado em Arte e Cultura Visual, tem a seguinte área de concentração: Artes, Cultura e Visualidades.

A CULTURA VISUAL é compreendida como um campo sócio-histórico, instituído, reconhecido e circulante, abrangendo uma diversidade de formações discursivas que articulam o sentido visualmente.

As Linhas de Pesquisa demarcam uma abordagem da arte como ciência social humana, investigada sob a perspectiva dos estudos da cultura. A Área de Concentração, Linhas de Pesquisa e Disciplinas do Curso integram conceitos de visualidade, imagem, arte e educação, tratando-os em relação à cultura e como cultura.

As três Linhas de Pesquisa do Programa são:

(a) Imagem, Cultura e Produção de Sentido

Investigação de imagens e visualidades artísticas, seus processos de criação, recepção, circulação e produção de sentido, articulados com a cultura.

(b) Poéticas Artísticas e Processos de Criação

Investigação de processos de criação e estudo de articulações entre teorias, narrativas, linguagens, técnicas, materiais e suportes na produção de poéticas artísticas.

(c) Educação, Arte e Cultura Visual

Investigação de práticas educativas e de processos de mediação em arte e cultura visual. Pesquisas em contextos plurais, enfocando práticas de ensino, pedagogias culturais e interculturais, que estabeleçam relações entre ensinar e aprender, associadas às problemáticas sociais emergentes.