Weby shortcut

Programa

Atualizado em 11/05/18 00:59.

Autorizado pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) em 2003 como Programa de Pós-graduação em Cultura Visual-Mestrado, em 2010, com a aprovação de seu doutorado, passa a ser denominado Programa de Pós-graduação em Arte e Cultura Visual-Mestrado e Doutorado (PPGACV).

Pioneiro na institucionalização do campo dos estudos de cultura visual no país, o Programa de Pós-graduação em Arte e Cultura Visual abriga investigações em torno da área de concentração Arte, Cultura e Visualidades, distribuídas em três linhas de pesquisa: imagem, cultura e produção de sentido; poéticas visuais e processos de criação; e culturas da imagem e processos de mediação.

Uma parcela significativa de egressos está inserida no mercado de trabalho no campo da educação básica, ensino superior, gestão patrimonial e em outras atividades acadêmicas. O programa recebe regularmente pesquisadores visitantes de várias partes do Brasil e de Instituições de Ensino e Pesquisa de outros países.

O Programa de Pós-graduação em Arte e Cultura Visual organiza anualmente o Seminário Internacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual e publica a Revista Visualidades, de periodicidade semestral e avaliada com o conceito A2 no WebQualis.

Nas duas últimas avaliações trienais da CAPES o programa obteve o conceito 4. Em 2014 ocorreram as defesas das primeiras teses de doutorado do programa.

 

Listar Todas Voltar