O CORPO NO LIMITE. POSTURAS EXTREMAS NA ARTE CONTEMPORÂNEA

Actualizado en 12/05/16 16:54

Este projeto de pesquisa de pós-doutorado propõe-se a desenvolver algumas questões apenas enunciadas na minha tese de doutorado, dedicada a representação da saudade no âmbito da fotografia contemporânea desde a década de sessenta . Esboçam-se ai dois eixos maiores que merecem, a meu ver, ser mais aprofundados. Pretendo assim discutir o projeto que toda uma tradição utópica empreendeu e que consolidou, desde o final do século XVIII, uma interpretação singular dos afetos de um indivíduo, fundada na ideia da observação das suas características físicas. Tal projeto foi inspirado pela fisiognomonia de Johann Kaspar lavater, cujo método dedutivo legitimou o uso científico da fotografia. Comentarei igualmente alguns elementos que oferecem uma abordagem pertinente da constituição de uma obra, como a questão da fisiocromia e das suas funções potenciais, à qual pode ser adicionado o estudo dos possíveis valores táteis de várias imagens, ao referir-se à percepção háptica que nós podemos ter a partir da representação de um objeto por meio da nossa imaginação. Desejo, dessa maneira, entender como numerosos aspectos extremos inoculam-se num conjunto de obras contemporâneas, questionam e põem em xeque as representações convencionais e instrumentais do corpo. Essas obras constituem, em paralelo, um regime poético e formal, dentro do qual o corpo se constitui, então, como receptáculo da obra em seu processo criativo mais profundo