Seminário Internacional

SEMINÁRIO INTERNACIONAL A PERSPECTIVA CONSTRUCIONISTA NA INVESTIGAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO

Fernando Hernández
Faculdade de Belas Artes da Universidade de Barcelona (Espanha)

Doutor em psicologia e professor titular do Departamento de Dibujo da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Barcelona (Espanha) onde coordena o programa de doutorado Artes Visuales y Educación, un enfoque construccionista e coordena também o curso de mestrado em Estudios sobre la Cultura Visual. No programa de doutorado citado, ministra as disciplinas: Educación de las Artes Visuales e Cultura Visual y Construccionismo Social.

Um dos mais influentes teóricos da área de Ensino de Artes Visuais da atualidade, Hernández tem suas teorias divulgadas em conferências, artigos e nos seguintes livros: “A Organização do Currículo por Projetos de Trabalho”, “Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho” e “Cultura visual, mudança educativa e projeto de trabalho”, lançados pela Artes Médicas.

Vivemos em um período histórico nas universidades, não só pela necessidade de sua internacionalização, mas pela necessidade de criar redes de intercâmbio tanto na formação como na investigação de maneira que tornem mais sustentáveis e visíveis suas tarefas e responsabilidades. Esta circunstância pode ser tomada como uma limitação - instâncias externas que fixam as agendas das universidades e dos pesquisadores - ou como uma oportunidade para estabelecer vínculos, alargar relacionamentos e propor agendas compartilhadas.

Na atualidade, parece ter cada vez menos sentido estruturas de investigação vinculadas a um programa de doutorado ou mestrado que se articulem em torno de um docente/investigador e um grupo de estudantes. A investigação em educação e artes, como acontece em outros âmbitos do conhecimento, é tarefa que implica a utilização de recursos (materiais e humanos) que devem ser partilhados e otimizados de modo que a formação em pesquisa tenha mais incidência e presença não apenas na comunidade local de pesquisadores, mas na sua dimensão internacional.

Nesta direção, de uns anos para cá e por diferentes caminhos, pesquisadores e professores das universidades federais de Goiás, Santa Maria, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraíba, das universidades de Brasília e Barcelona e da UNISINOS, tem mantido intercâmbios a partir de estágios de pós-doutorado, compartilhando orientações, recebendo estudantes de doutorado e mestrado e participando de eventos. Embora esses intercâmbios tenham sido realizados de maneira individual, não houve oportunidade para dimensionar as possibilidades reais destes relacionamentos, de modo que se possa criar e consolidar uma rede que possibilite espaços de formação e de investigação que permitam realizar projetos de maior envergadura e visibilidade.

Os docentes/investigadores que participam deste encontro afirmam sua vontade de trabalhar de forma colaborativa propondo-se a constituir uma rede que se projete como um instrumento que permita a transferência de conhecimento entre diferentes linhas de pesquisa, grupos de investigação e contextos. Assim, o principal objetivo deste projeto é organizar uma agenda de trabalho comum e diversificada entre os grupos de participantes.

Raimundo Martins

Seminário Internacional