Rosana Horio Monteiro

Rosana Horio Monteiro <rhorio@gmail.com>

2010 - Atual

Corpo lido, corpo revelado. Das imagens médicas às imagens artísticas.

Descrição: Tendo a visualização interna do corpo como foco, obtida através da mediação de diferentes tecnologias de imageamento médico, e sua apropriação pela arte, essa pesquisa busca estabelecer um diálogo entre a história da medicina, de um lado, a história da arte e a cultura visual, de outro. Assim, ela divide-se em três etapas de investigação: a fotografia e a representação do corpo; o raio X e a revelação do corpo; a anatomia digital e o corpo virtual. Em cada uma dessas etapas haverá uma questão-chave a ser explorada, estabelecendo-se um paralelo entre os regimes de visualidade dominantes no contexto médico e sua apropriação ela arte.

Imagem e ciência

Teoria e História da Fotografia

Corpo, arte e tecnologia

Professora associada na Universidade Federal de Goiás (UFG), atuando no Programa de Pós-graduação em Arte e Cultura Visual, onde edita a revista Visualidades. Pós-doutora em Arte e Ciência pela Universidade de Lisboa (2009-2010). Mestre (1997) e Doutora (2001) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É Bacharel em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1987). Foi pesquisadora visitante no Departamento de Science and Technology Studies (STS) no Rensselaer Polytechnic Institute (RPI) em Troy/New York (EUA) em 1998. É autora do livro Descobertas múltiplas. A fotografia no Brasil (1824-1833), publicado pela editora Mercado de Letras/Fapesp em 2001 e tradutora deIssues in multicultural art education: A personal view, de Rachel Mason (Por uma arte-educação multicultural. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2000). Investiga principalmente os seguintes temas: imagem e ciência, teoria e história da fotografia, metodologias de pesquisa em arte e ciência.