Raimundo

Raimundo Martins

Raimundo Martins <martins.raimar@gmail.com>

Cultura Visual e Subjetividade: A imagem como mediação entre indivíduo e cotidiano em contextos educativos

Descrição: O projeto tem por objetivo investigar e desenvolver uma teorização sobre a imagem visual, suas representações e o modo como mediam a relação indivíduo-cotidiano. Examina as relações entre imagem, subjetividade e significado discutindo formas de circulação da imagem como artefato cultural. Analisa a manifestação de significados como resultado da interação imagem, intérprete e contexto. Estuda a imagem como representação social e como estratégia de aprendizagem que media processos de compreensão e construção de idéias, sentidos e experiências simbólicas em contextos educativos. Ao se debruçar sobre estas questões a pesquisa busca avançar no entendimento desses processos visando construir alternativas críticas de compreensão social da visualidade.

Situação: Em andamento;

Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 2) /Mestrado acadêmico ( 3)

Integrantes: Raimundo Martins – Coordenador / - Integrante: Irene Tourinho, Pablo Petit Passos Sérvio, Mauricio Remigio Viana, Silvia Carla Marques Costa, Emilio Caetano, David Araújo Silva.

Financiador(es): CAPES – Bolsa

Número de produções C, T & A: 16 / Número de orientações: 10.

linha (c)

• Teorias da Cultura Visual
• Experiência Visual e Processos de Interpretação
• Identidade e Subjetividade na Educação Visual

Raimundo Martins

Professor Titular da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás (FAV/UFG), é Pós-Doutor em Arte e Cognição pela Universidade de Londres (Inglaterra) e em Arte e Cultura Visual pela Universidade de Barcelona (Espanha). É Doutor em Educação/Artes pela Southern Illinois University (EUA) e Mestre em Artes pela Andrews University, Michigan (EUA). É pesquisador do Laboratório Imagem e Educação da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, do Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte, Educação e Cultura (GEPAEC) da Universidade Federal de Santa Maria e do Grupo de Pesquisa Cultura Visual e Educação (GPCVE) da Universidade Federal de Goiás. Membro do Conselho Editorial de várias revistas no Brasil e no Exterior, é Editor da Coleção Desenredos – Núcleo Editorial da FAV/UFG.  Tem artigos e capítulos de livro publicados no Brasil e no exterior e coordena (c/Irene Tourinho) a Coleção Cultura Visual e Educação, publicada pela Editora da UFSM, cujos títulos já lançados são: Processos & Práticas de Pesquisa em Cultura Visual & Educação(2013); Culturas das Imagens: desafios para a arte e para a educação (2012); Educação da Cultura Visual: conceitos e contextos (2011); Cultura Visual e Infância – quando as imagens invadem a escola... (2010); Educação da Cultura Visual: narrativas de ensino e pesquisa (2009). É membro da International Society for Education Through Art (INSEA) e da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP). No semestre letivo 2013/2014, foi professor visitante na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Barcelona.