Cleomar

Cleomar Rocha

Cleomar Rocha <cleomarrocha@gmail.com>

Interfaces computacionais: físicas, perceptivas e cognitivas

A pesquisa, intitulada Interfaces computacionais: físicas, perceptivas e cognitivas, centra-se nas áreas de Comunicação, Arte e Tecnologia, em desenvolvimento na Faculdade de Artes Visuais – FAV / UFG, visando ao aprofundamento de estudos na área de interfaces computacionais e seus desdobramentos. Este estudo está voltado para os meios tecnológicos computacionais e IHC – Interação Homem-Computador – e discute a definição, a concepção, o desenvolvimento e a avaliação das interfaces e seus meios de interatividade com o ser humano, a partir de elementos físicos, perceptivos (gráficos e sonoros) e cognitivos, bem como os efeitos destes elementos nos usuários e na sociedade, nos atributos cognitivos e culturais. A equipe discute parâmetros teóricos, metodológicos e poéticos/projetuais do objeto de pesquisa, em seus eixos de articulação com as áreas de Arte (Arte e Tecnologia), Design (Gráfico, de Interfaces e de Moda) e Comunicação. A pesquisa encontra articulação com as atividades de ensino e de extensão, além de enveredar por aplicações específicas em produtos institucionais, nos âmbitos já descritos. A relevância do tema, bem como sua emergência, cria vínculos com outros grupos e pesquisadores, motivo pelo qual o grupo encabeça a Rede Nacional de Artes Interativas, que conta com quatorze instituições (UFG, UnB, UFRB, UFB, UFSC, USP, UNICAMP, UNISO, PUC-SP, Anhembi-Morumbi, UDESC, UFRGS, UFSM e MIS/SP).

Palavras-chave: interfaces computacionais, arte tecnológica, estéticas tecnológicas, design de interfaces

EQUIPE DE PESQUISA
Prof. Dr. Cleomar Rocha  (FAV-UFG)
Pesquisadores colaboradores
Profa. Ms. Lavinnia Seabra (FAV-UFG)
Prof. Ms. Leonardo Eloi (Fac. Cambury)
Ms. Marcilon Almeida (Nitrocorpz Design)
Prof. Ms. Márcio Rocha (FAV-UFG)
Prof. Ms. Wagner Bandeira (FAV-UFG)

Bruno Galiza (FAV-UFG)
Cláudio Aleixo Rocha (FAV-UFG)
Edvaldo de Goiás Pereira Pontes (FAV-UFG)
Flávio Gomes de Oliveira (FAV-UFG)
Vanderlei Cassiano Lopes Junior (FAV-UFG)

Técnicos
Ênia Almeida Moraes (FAV-UFG)
Wilder Fioramonte (FAV-UFG)

Linha de pesquisa (a)  Imagem, Cultura e Produção de SentidoEstudo de imagens e visualidades artísticas, seus processos de criação, recepção, circulação e produção de sentido, articulados com a cultura.

Cleomar Rocha

Pós-doutor em Poéticas Interdisciplinares (UFRJ), Estudos Culturais (UFRJ), e em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (PUC-SP), doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas (UFBA), Mestre em Arte e Tecnologia da Imagem (UnB) e Licenciado em Letras (FECLIp). Professor do Programa de Pós-graduação em Arte e Cultura Visual, Faculdade de Artes Visuais, Universidade Federal de Goiás. Coordenador do Laboratório de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Mídias Interativas da UFG (MediaLab / UFG). Artista pesquisador com projetos/pesquisas em design de interfaces, mídias interativas, interfaces computacionais e arte tecnológica. Pesquisador Produtividade do CNPq. Secretário Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Aparecida de Goiânia - GO