Leda Maria de Barros Guimaraes

Leda Guimarães <leguiba@hotmail.com >

Projeto Guarda-Chuva:
Ensino de Arte em Contextos de Comunidade

Este projeto visa fomentar no curso de Licenciatura em Arte Visuais da FAV a atenção e interesse investigativo na correlação arte, educação e comunidade. Apesar de conhecida entre nós brasileiros, esta correlação vem sendo discutida mais especificamente no cenário da arte educação Estados-Unidenses, onde um dos seus principais teóricos é o brasileiro Paulo Freire. O ensino de arte com base em comunidade conecta-se, portanto com uma preocupação político-social e crítica do conhecimento.

Projetos vinculados:
1) ARTES E ATOS GOIANOS
Etapa 1- A Natureza Feminina do Cerrado
O projeto enfatiza o artesanato e a cultura popular e os saberes tradicionais da cultura goiana. Estes saberes são geralmente encontrados em comunidades rurais ou em cidades de pequeno porte, nas quais o contexto industrial não se instalou por completo. Desta forma, o projeto visa a valorização das formas artesanais e populares, ressaltando sua importância para a construção e afirmação da identidade histórica/cultural local.

2) Bairro, Escola, Universidade, uma experiência interdisciplinar na Licenciatura de Artes Visuais da UFG.
A experiência interdisciplinar relatada neste trabalho procurou estimular o interesse investigativo na correlação ensino de arte, cultura visual e comunidades, fomentando a discussão sobre arte pública, popular, identidade e memória, patrimônio e acervo cultural, dentre outros conceitos.

linha (c)

• Formação de Professores e Multiculturalismo
• Estudos de Cultura Popular

Leda Guimarães

Doutora em Artes pela Escola de Comunicação e Artes-ECA da USP, mestre em Educação e Linguagens pela UFPI. Graduou-se em Licenciatura em Arte Educação – Habilitação Artes Plásticas pela FAAP- São Paulo. Professora da Faculdade de Artes Visuais da UFG onde atua na Licenciatura, na Especialização em Arte Contemporânea e no Mestrado em Cultura Visual. No período de 2003/2004, foi Visiting Scholar at The Ohio State University-USA com uma bolsa de cooperação internacional CAPES/ Bolsa Fulbright. É membro da Federação de Arte Educadores do Brasil - FAEB e da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas - ANPAP. Como campo de investigação, interessa-se pelo intercruzamento do ensino de arte com as manifestações populares ou cultura visual do popular. Responsável pelos convênios entre a Universidade Federal de Goiás e as universidades norte-americanas The Ohio State University e Cincinnati University. Fez parte da equipe da elaboração da versão 2005 dos Parâmetros Curriculares Nacionais – Artes.